Regras

Comentários no blog

O sis­tema de co­men­tá­rios é dis­po­ni­bi­li­zado, ex­clu­si­va­mente, para que os vi­si­tan­tes do blog pos­sam ex­pres­sar as suas opi­niões so­bre o con­teúdo.

To­dos os co­men­tá­rios fei­tos por ter­cei­ros atra­vés do re­fe­rido sis­tema não re­fle­tem, ne­ces­sa­ri­a­mente, a opi­nião do(s) autor(es) do blog, sendo de ex­clu­siva e in­te­gral res­pon­sa­bi­li­dade daquele(s) que o(s) fizer(em).

Os co­men­tá­rios re­a­li­za­dos pe­los vi­si­tan­tes do blog são sub­me­ti­dos a um pro­cesso de mo­de­ra­ção, no qual o(s) administrador(es) irá(ão) ana­li­sar, pre­vi­a­mente, o teor de cada men­sa­gem an­tes de li­be­rar a sua pu­bli­ca­ção.

Con­forme as re­gras abaixo, caso al­gum co­men­tá­rio não atenda as de­ter­mi­na­ções, es­tará su­jeito à re­pro­va­ção e po­derá ser su­pri­mido ou edi­tado.

Não serão aceitas as mensagens:

1. Que vi­o­lem as nor­mas vi­gen­tes no Bra­sil, seja de âm­bito mu­ni­ci­pal, es­ta­dual ou fe­de­ral;
2. Com con­teúdo ca­lu­ni­oso, di­fa­ma­tó­rio, in­ju­ri­oso, ra­cista, de in­ci­ta­ção à vi­o­lên­cia ou à ile­ga­li­dade, ou que des­res­peite a pri­va­ci­dade alheia;
3. Com con­teúdo que possa ser in­ter­pre­tado como pre­con­cei­tu­oso ou dis­cri­mi­na­tó­rio a pes­soa ou grupo de pes­soas;
4. Com lin­gua­gem gros­seira, obs­cena e/ou por­no­grá­fica;
5. De cu­nho co­mer­cial e/ou per­ten­cen­tes a cor­ren­tes ou pi­râ­mi­des de qual­quer es­pé­cie;
6. Que ca­rac­te­ri­zem prá­tica de spam;
7. Anô­ni­mas ou as­si­na­das com e-mail falso;
8. Fora de con­texto com o con­teúdo do blog ou do ar­tigo ao qual o co­men­tá­rio es­ti­ver vin­cu­lado.

O(s) administrador(es) do blog:

1. Não se res­pon­sa­bi­liza pe­los co­men­tá­rios fei­tos pe­los vi­si­tan­tes do blog;
2. Se re­serva o di­reito de, a qual­quer tempo e a seu ex­clu­sivo cri­té­rio, re­ti­rar qual­quer co­men­tá­rio que possa ser in­ter­pre­tado como con­trá­rio as re­gras de uso ou às nor­mas le­gais em vi­gor;
3. Não se res­pon­sa­bi­liza por qual­quer dano su­pos­ta­mente de­cor­rente do uso deste ser­viço pe­rante usuá­rios ou quais­quer ter­cei­ros;
4. Se re­serva ao di­reito de mo­di­fi­car as re­gras de uso acima a qual­quer mo­mento e a seu ex­clu­sivo cri­té­rio.

Sobre o conteúdo

Os pen­sa­men­tos e opi­niões pu­bli­ca­dos neste blog – ex­ceto os que fo­rem pos­ta­dos por ter­cei­ros atra­vés do sis­tema de co­men­tá­rios – re­fle­tem o ponto de vista pes­soal de seu(s) autor(es) e não tem o ob­je­tivo de de­ne­grir a ima­gem ou a honra de qual­quer pes­soa ou ins­ti­tui­ção, nem de in­frin­gir os di­rei­tos au­to­rais. Caso al­gum texto ou ma­te­rial pu­bli­cado neste blog possa ser con­si­de­rado em de­sa­cordo com este pro­pó­sito, pe­di­mos, por gen­ti­leza, que faça con­tato para nos in­for­mar, afim de que pos­sa­mos to­mar as pro­vi­dên­cias ne­ces­sá­rias. Os links ex­ter­nos para ou­tros si­tes, blogs e pá­gi­nas da In­ter­net são me­ras re­fe­rên­cias de fon­tes, exi­mindo as­sim o(s) autor(es) desse blog de qual­quer res­pon­sa­bi­li­dade so­bre o con­teúdo e ma­te­ri­ais ex­pos­tos nos mes­mos, bem como so­bre pro­ble­mas téc­ni­cos de­vido à ví­rus, spyware, malware e de­mais pra­gas vir­tu­ais.

Reprodução

Os ar­ti­gos pu­bli­ca­dos neste blog po­de­rão ser re­pro­du­zi­dos em veí­cu­los im­pres­sos, ele­trô­ni­cos ou di­gi­tais, desde que não se­jam fei­tas al­te­ra­ções nos tex­tos, que se­jam res­pei­ta­das as di­re­tri­zes da li­cença Cre­a­tive Com­mons e que, de forma an­te­ci­pada, seja feito o con­tato para so­li­ci­tar a au­to­ri­za­ção do(s) autor(es), in­for­mando ainda a data e o veí­culo (site, blog, fó­rum, jor­nal, re­vista, im­presso, etc) onde será feita a pu­bli­ca­ção.

Após ser au­to­ri­zada a re­pro­du­ção – par­cial ou com­pleta – de texto pelo(s) autor(es) deste blog, é obri­ga­tó­rio apre­sen­tar os cré­di­tos jun­ta­mente com o link (URL) prin­ci­pal de acesso ao blog.

Exem­plo: Márcio ABC – www.marcioabc.com.br

Não é au­to­ri­zada a uti­li­za­ção do con­teúdo deste blog para fins co­mer­ci­ais sem o con­sen­ti­mento pré­vio de seu(s) autor(es).