Crônicas

Sinais de alerta

terça-feira, 13 de Abril de 2010 Texto de

Uma das prin­ci­pais ca­rac­te­rís­ti­cas da so­ci­e­da­de atu­al é a se­de de ori­en­ta­ção, mas não uma ori­en­ta­ção que a fa­ça se sen­tir pre­pa­ra­da pa­ra es­co­lher um ca­mi­nho. As pes­so­as ho­je que­rem o ro­tei­ro pron­to. Por on­de de­vo se­guir? Até on­de? Qual o me­lhor meio pa­ra che­gar lá? Quan­do che­gar lá, o que de­vo fa­zer?

É a épo­ca da an­si­e­da­de, do ime­di­a­tis­mo e da cor­ri­da por um lu­gar ao qual mui­ta gen­te quer che­gar mas nem to­dos che­ga­rão.

Em to­do pro­gra­ma aber­to à par­ti­ci­pa­ção do pú­bli­co, o en­tre­vis­ta­do se de­pa­ra com per­gun­tas do ti­po “co­mo vo­cê con­se­guiu?”, “o que vo­cê su­ge­re que as pes­so­as fa­çam pa­ra con­se­guir seu su­ces­so?”, “quais as chan­ces do re­cém-for­ma­do?”.

No jor­na­lis­mo, não é di­fe­ren­te. No pri­mei­ro ano, os es­tu­dan­tes já es­tão vi­ven­do a neu­ra do mer­ca­do de tra­ba­lho. Eis aí um er­ro que po­de ser fa­tal.

Cla­ro que o alu­no, des­de o iní­cio (e tal­vez an­tes) pre­ci­sa es­tar pre­o­cu­pa­do com o mo­men­to em que sai­rá da uni­ver­si­da­de. Mas es­sa pre­o­cu­pa­ção não po­de com­pro­me­ter sua for­ma­ção.

Uma boa uni­ver­si­da­de de­ve pri­o­ri­ta­ri­a­men­te in­ves­tir em me­ca­nis­mos efi­ci­en­tes pa­ra a boa for­ma­ção de seus alu­nos e não ape­nas ten­tar, nu­ma cor­ri­da en­lou­que­ci­da, pre­pa­rá-lo pa­ra o mer­ca­do de tra­ba­lho.

Con­vic­to, um ami­go jor­na­lis­ta, que exer­ce um car­go im­por­tan­te num im­por­tan­te jor­nal, me diz o se­guin­te: boa par­te dos es­tu­dan­tes de jor­na­lis­mo, e mes­mo jor­na­lis­tas re­cém-for­ma­dos, não sa­bem a di­fe­ren­ça en­tre Gei­sel e Fi­guei­re­do.

E eu acre­di­to ne­le. Em vez de ten­tar re­sol­vê-las, em vez de vi­ver a aven­tu­ra for­ma­do­ra de ten­tar re­sol­vê-las, a so­ci­e­da­de bus­ca in­sa­na­men­te fór­mu­las aca­ba­das pa­ra as equa­ções mais im­por­tan­tes da vi­da. Ve­jam a cor­re­ria tre­men­da pa­ra pu­bli­ca­ções – fa­ju­tas ou não – de au­to-aju­da.

E no meio jor­na­lís­ti­co, a coi­sa não é di­fe­ren­te. Bus­cam no Go­o­gle, in­ves­tem no Ctrl C Ctrl V, des­pre­zam sua pró­pria his­tó­ria e põem-se a es­cre­ver so­bre o que não sa­bem e tam­pou­co que­rem sa­ber.

Ou­tro ami­go, es­te pro­fes­sor de jor­na­lis­mo nu­ma uni­ver­si­da­de lo­ca­li­za­da no es­ta­do mais ri­co do país, faz uma con­fi­dên­cia em tom me­lan­có­li­co: es­tou dan­do au­la pa­ra uma ge­ra­ção per­di­da.

Es­tá cer­to que tal­vez ele exa­ge­re, mas os in­di­ca­do­res – com ba­se em cons­ta­ta­ções de gen­te par­ru­da do meio – não es­tão pa­ra brin­ca­dei­ra.

Lei da sel­va

A ver­da­de nua e crua é que os ani­mais – e o ho­mem é um de­les – be­ne­fi­ci­am-se da cha­ma­da lei da sel­va ou lei do mais for­te. O de­ser­to ao qual es­tá ati­ra­da – co­mo diz meu ami­go pro­fes­sor – uma ge­ra­ção in­tei­ra po­de ser a tá­bua de sal­va­ção pa­ra aque­les que sou­be­rem ven­cer sua ari­dez. O su­jei­to que se pre­pa­ra bem nu­ma boa uni­ver­si­da­de não pre­ci­sa­rá de ro­tei­ros pron­tos pa­ra es­co­lher sua es­tra­da. Ele sa­be­rá abrir no­vos ca­mi­nhos. Ele da­rá no­vos ru­mos pa­ra as fu­tu­ras ge­ra­ções.

Po­e­tas mor­tos

Es­ta­rão mor­tos os po­e­tas? Te­rá a vi­da se trans­for­ma­do ape­nas nes­ta com­ple­xa ope­ra­ção ma­te­má­ti­ca de nos­so co­ti­di­a­no? Al­guém já as­sis­tiu “So­ci­e­da­de dos po­e­tas mor­tos”?

Es­te fil­me, pra mim, foi mar­can­te. É de 1989, mas me pa­re­ce não ter pra­zo de va­li­da­de, prin­ci­pal­men­te quan­to à pro­pos­ta do pro­fes­sor John Ke­a­ting (Ro­bin Wil­li­ams): fa­zer com que seus alu­nos pen­sem por si mes­mos.

A di­re­ção do be­lís­si­mo fil­me é de Pe­ter Weir, que di­ri­giu tam­bém ou­tras obras das quais gos­to mui­to, co­mo “O mes­tre dos ma­res” e “O show de Tru­man”. Quem tam­bém es­tá no elen­co é Ro­bert Se­an Le­o­nard (fa­mo­so por “Hou­se”).

“So­ci­e­da­de...” foi in­di­ca­do e ga­nhou vá­ri­os prê­mi­os, in­cluin­do um Os­car (de me­lhor ro­tei­ro ori­gi­nal). En­fim, va­le a pe­na as­sis­tir, não pe­los prê­mi­os que ga­nhou ou dei­xou de ga­nhar, mas pe­la ca­rên­cia de ins­pi­ra­ção des­tes di­as de tan­tas per­gun­tas fei­tas pa­ra ob­ter res­pos­tas pron­tas.

Co­mo nos re­co­men­da Ho­rá­cio, o po­e­ta ro­ma­no: “car­pem die” (co­lha o dia).

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