O que eu acho do caso Padre Beto

Eu e o padre Beto no lançamento de Pater

Eu e o padre Beto no lançamento de Pater

Em verdade (a minha, claro), vos digo: o padre Beto não se encaixa na engrenagem da Igreja Católica. Há certa indignação, ou revolta, de parte da população (católica ou não) contra a atitude tomada pelo bispo de Bauru (que inicialmente pediu retratação e agora recorreu à excomunhão). No entanto, não há qualquer surpresa nessa postura.

A Igreja Católica é um elefante que caminha a passos de tartaruga. Suas posições, seus dogmas, seus mandamentos, sua compreensão de mundo, todos os seus tentáculos fazem parte de um complexo emaranhado de fios em que qualquer desvio pode provocar um grande nó, um terrível enrosco capaz de fazer tropeçar o portentoso paquiderme e, daí, quebrar a velha casca de milênios.

Concordo com a essência da pregação do padre Beto. Mas o parafuso do padre Beto não entra na porca da Igreja. E ele sabe disso. Sempre soube, aliás. Mas talvez considerasse a possibilidade de o elefante começar a se livrar da carapaça de tartaruga com um pouco mais de agilidade. Isso, entretanto, está fora de cogitação.

A Igreja jamais mudará por dentro. E a justificativa para isso é simples: não é conveniente mudar. Há uma grande parcela da sociedade católica que não deseja essa mudança, que precisa acreditar cegamente, que precisa se sentir amparada pelo divino (uma postura que deve ser respeitada como qualquer outra, incluindo a do padre excomungado).

O padre Beto, no fundo, forçou a barra quando, finalmente, percebeu que a carapaça é impenetrável. Meteu seu parafuso na porca da Igreja e apertou até espanar. O padre Beto não conseguia mais acompanhar o pesado paquiderme. Inquieto, ele temeu a atrofia. A mesma atrofia do grande elefante que se move a passos de tartaruga.

Tags: , , ,

4 Responses to “O que eu acho do caso Padre Beto”

  1. Marilene Rodrigues disse:

    Perfeito!! Muito bom o texto, é exatamente o que penso.

  2. Luiz carlos de Oliveira disse:

    caro sinto discordar um pouco da sua afirmação , não existe apenas uma unica igreja católica , temos varias igrejas católicas , a muitas Dioceses mais tolerantes e mais progressistas , tive a oportunidade de viver em uma delas , e mesmo em dioceses mais conservadoras , sempre houve um clima de respeito entre as muitas visões da Igreja católica , a propria CNBB é mais liberal , as diversas correntes da igreja Católica sempre se respeitaram , em muitas dioceses Padre beto seria muito bem vindo , como alias sempre o foi em Bauru ,

  3. Marcelo disse:

    É claro que quando ele foi estudar na Alemanha, com nosso dinheiro, porque sou dizimista, ele aceitava qualquer qualquer dogma, agora, que virou pop, quer discutir……beto é arremedo de sacerdote.

  4. Marcelo Peres disse:

    Eu o conheço há 20 anos, é uma pessoa fantástica, mas era mais util manter-se firme, a Igreja está num novo momento, novo Papa. Como ele poderia esperar que não acontecesse o que aconteceu defendendo como o fez, relacionamento de amor aberto ? Meu, o cara é padre ! Todos devem refletir, mas a liberdade de expressao dele termina nos limites das verdades do fiél. Ex: Se ele defender numa missa de velhinhos que Adão e Eva foram uma metafora de Moisés, e não existiram, vai dar o que falar tb… e estão errados os fiéias de pensar assim ? A fé dessas pessoas é muito maior que a nossa que “somos instruidos”. Arrogancia pura !