Impressões

A traição e o Cristo Redentor

terça-feira, 6 de setembro de 2011 Texto de

Tá a maior re­volta na Ar­qui­di­o­cese do Rio por causa do anún­cio do site Ohhtel.com, di­ri­gido a quem quer ter re­la­ções ex­tra­con­ju­gais. Mo­tivo: a uti­li­za­ção da ima­gem do Cristo Re­den­tor no out­door. A men­sa­gem diz: “Te­nha um caso agora! Arrependa-se de­pois”. É até en­gra­çado, mas a uti­li­za­ção do sím­bolo de uma re­li­gião mi­le­nar numa peça pu­bli­ci­tá­ria desse tipo é ina­de­quada sim.

A re­pre­sen­tante do site já se po­si­ci­o­nou etc e tal. Fa­lou in­clu­sive em re­tra­ta­ção. Mas fica muito claro que a in­ten­ção de uti­li­zar o cha­mado mar­ke­ting es­pon­tâ­neo foi o que mo­veu o tal anún­cio. Foi pura for­ça­ção de barra. Qual a jus­ti­fi­ca­tiva para in­cluir a ima­gem do Cristo Re­den­tor na peça? Claro, mil jus­ti­fi­ca­ti­vas po­dem ser cri­a­das. Mas ne­nhuma me con­ven­cerá, a não ser a do mar­ke­ting es­pon­tâ­neo.

Esse tipo de pu­bli­ci­dade é uma das gran­des sa­ca­das do mar­ke­ting atual. Uma das gran­des ten­dên­cias tam­bém. As em­pre­sas co­bram isso de suas agên­cias, dos pro­fis­si­o­nais pa­gos para divulgá-las. Es­tão cer­tas, aliás. É o tipo de pro­pa­ganda que sai de graça. O pro­blema é que mui­tas ve­zes, e isso é na­tu­ral tam­bém num pro­cesso de ex­pe­ri­men­ta­ção, os pro­fis­si­o­nais aca­bam se ex­ce­dendo na hora de criar suas pe­ças. Acho que é o caso da uti­li­za­ção do Cristo pelo site que pro­move a trai­ção.

E o que eu acho en­gra­çado nessa his­tó­ria é que, exa­ge­rando ou não, os mar­que­tei­ros sem dú­vida ob­ti­ve­ram êxito. De­vem es­tar fes­te­jando agora. E mais en­gra­çado ainda é que mui­tos ca­tó­li­cos de car­tei­ri­nha de­vem es­tar se co­çando de cu­ri­o­si­dade para dar uma es­pi­a­di­nha no tal site. Claro, se já não es­ti­ve­rem nele, on­line.

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