Bate-papo com Beto Pampa


Capa do livro sobre música e futebol do jornalista Beto Xavier, edição da Panda Books

A jornalista Isabel Carvalho conversou com o jornalista Beto Pampa e colabora com o blog enviando o papo deles. Segue o texto:

O jornalista Beto Xavier, conhecido pelos bauruenses como Beto Pampa, construiu parte de sua carreira em Bauru, onde produzia, no fim da década de 80 e começo dos anos 90, o "Vivacidade", um dos mais ouvidos programas de notícias e MPB, que ia ao ar das 7 às 9 horas pela 96 FM.

Nosso Beto Pampa de tanta saudade, gremista, hoje vivendo em Porto Alegre e trabalhando para a Itapema FM, do Grupo RBS, falou comigo no sábado, dia 31 de julho, sobre futebol e música, suas grandes paixões.

Beto lançou em 2008 o livro "Futebol no País da Música", pela Panda Books. Na edição com 276 páginas, ele conta a história do casamento da musica com o futebol. Entrevistas com jogadores e músicos, trechos de canções e uma extensa pesquisa recheiam as histórias que tratam paralelos entre as duas maiores paixões nacionais.

Isabel Carvalho - Analisando a África do Sul pós-Copa, um país que ficou mais decadente com as ilusórias propostas de melhorias depois do maior evento futebolístico do planeta, com todo o lucro indo para a Fifa e o povo mais miserável e desesperançoso ao perder os mais de 136 mil empregos gerados pelo futebol, como você vê o governo e a mídia brasileiros, os gastos para a construção de várias obras faraônicas e a publicidade otimista para o Brasil receber a Copa em 2014?

Beto Xavier - Lógico que não sou contra a Copa no Brasil. Acho bom o país ser o centro das atrações do mundo, um esporte que gera muitos empregos, dinheiro, oportunidades. O xis da questão é que tudo isso está nas mãos de um grupo de pessoas, cujos verdadeiros interesses não têm nada a ver com o interesse comum. Em suma, o futebol brasileiro está dominado por uma equipe de senhores de reputação nada ilibada.

Isabel Carvalho - O povo respira futebol. Portanto, ser contra a Copa no Brasil seria ser contra os brasileiros tamanho o fanatismo pelo glamour e pela beleza do esporte? O que poderia ser feito para deixar o futebol mais honesto e eliminar esses senhores de reputação nada ilibada de imediato?

Beto Xavier - O futebol não é mais um esporte. É um negócio, um comércio. Imenso, global, imediato. Não vejo nenhuma chance de voltar a ser uma coisa menos mercantilista e mais lúdica. É melhor esquecer essa hipótese. E como falei, o futebol vai voltar a ser como no começo da chamada era moderna do esporte bretão: espetáculo das elites. Algumas exigências da Fifa para os estádios são absurdas, não precisava tanto. É a "europeização" completa do futebol. E eles têm razão, né? Afinal, o futebol moderno nasceu lá e eles parece que estão pegando a parte que lhes é de direito.

Isabel Carvalho - E o nosso futebol no geral? A música...

Beto Xavier - Acho que o futebol brasileiro está tomando o mesmo ritmo do jornalismo impresso brasileiro e dos principais países da Europa. Se continuar assim, só vão sobrar os clubes bem estruturados, com marketing agressivo, quadro social forte e com condições de oferecer algo além do espetáculo das quatro linhas. Nesse ponto, um clube centenário como o Noroeste, por exemplo, tem grandes chances de acabar, infelizmente. Porque num clube como o "Norusca", só estou citando um exemplo, não se está levando em conta apenas o futebol, mas uma história comunitária, de superação, dos ferroviários, enfim, de uma cidade. Quanto à seleção brasileira, prefiro não comentar. Foi tudo muito horrível, desde a desastrosa campanha dos guerreiros, absurda. Os comerciais da Argentina eram bem melhores. Deu no que deu. Perdemos uma guerra que não existiu, o que é pior ainda. Música e futebol são as duas coisas que sabemos fazer de melhor. Além dos craques das duas artes que conhecemos e adoramos, há uma legião de anônimos talentosos espalhados por este país. Músicos e jogadores. É uma fonte inesgotável de talentos. Talvez o futebol e a música sejam a senha para entender este país, tão complexo e injusto.

Foto do jornalista Beto Pampa, ou Beto Xavier, postada no site da Itapema FM

Tags: , , , , , , ,

Comments are closed.