Menas, menas

É curioso, e quase engraçado, ver a farra que se faz na internet (principalmente no Twitter) com base numa força que não existe. Simplesmente não existe. Considerar que o Twitter é uma ferramenta decisiva para mudar hábitos ou definir a postura da opinião pública é, no mínimo, um exagero.

Vejam o que aconteceu hoje: foi proposta no Twitter uma campanha de boicote à Rede Globo. Pois bem. O resultado é que a audiência da emissora, exatamente no dia em que a “força” do Twitter foi colocada à prova, apresentou crescimento se comparada às transmissões anteriores.

O fato é que muita gente que vive boa parte do dia na internet, seja porque a internet é uma importante ferramenta de trabalho ou de comunicação ou seja porque a internet também reúne muita gente que não tem o que fazer, costuma superestimar seu poder de influência.

Essa avaliação equivocada é influenciada pela própria sensação criada pela internet de que o mundo inteiro está na rede. E não é bem assim. Nos Estados Unidos, por exemplo, talvez a campanha contra a Globo ou qualquer outra teria um grau maior de influência. Mas em países como o Brasil, a coisa é ainda muito diferente.

Há regiões onde não há nem eletricidade, quanto mais internet, computador ou qualquer aparato tecnológico. O Brasil não é apenas o Sul-Sudeste ou São Paulo ou Rio de Janeiro. O Brasil é isso e mais o nordestão, o norte, o centro-oeste, as longínquas fronteiras de um país que ainda precisa avançar muito para fazer da internet – ou do Twitter – uma ferramenta importante quando o assunto é a opinião pública.

Medonho

O melhor lance do jogo Brasil x Portugal, ao menos na transmissão pela TV, rolou fora das quatro linhas. Foi na tribuna, onde Kaká e Elano estavam sentados. A olhada que o Elano deu pra loiraça que passou toda sorridente na frente deles foi daquelas que chega a secar a vítima (Ahahahahah).

No campo, o jogo foi medonho.

É certo que o Brasil pode até ser campeão do mundo, mas já dá pra falar com toda tranquilidade: o futebol não vai ser daqueles. A minha tese em Copas do Mundo (esta é a décima que eu acompanho) é simples: tudo pode mudar e é lá que o futebol de uma seleção pode crescer ao ponto de encantar o mundo.

Mesmo as grandes seleções brasileiras às vezes saíram capengando de eliminatórias, até mesmo pouco acreditadas, e na hora do vamos ver fizeram por merecer a fama. Mesmo a espetacular seleção de 1982 não havia feito eliminatórias brilhantes. Jogou pro gasto e passou pelas frágeis Bolívia e Venezuela.

Então, eu sempre acho – com razão (rsss) – que o Brasil pode chegar na Copa, independentemente dos jogos anteriores, e estraçalhar.

Mas nesta Copa acho que não vai ter jeito: a seleção tem boas chances de chegar à final, mas não vai encantar. Sob esse aspecto, estou jogando a toalha. Mas fico ainda com a pontinha da etiqueta entre dois dedos. O futebol brasileiro é tão superior a teses de jornalistas e a estratégias de treinadores que de repente... eu posso puxá-la de volta.

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Comments are closed.