Duelo

Joseph Conrad (1857-1924), um dos meus escritores prediletos, é o autor de “Os duelistas”, livro publicado em 1908 e que em 1977 foi adaptado para a telona por Ridley Scott. O caso é aparentemente simples: dois oficiais franceses disputam uma série de duelos. Mas não é tão simples assim. Nas tintas de Conrad, o livro transforma-se numa história perturbadora entre dois homens cuja animosidade, de origem banal, mudará o rumo de suas vidas.

Conrad é autor de grandes títulos, como “O coração das trevas” (que no cinema virou “Apocalypse now”) e “Lorde Jim”. Aliás, lanço aqui uma pitada de polêmica: vejo a grande maioria dos leitores desse brilhante escritor preferir “O coração das trevas”. Mas eu sou mais “Lorde Jim”. Pode ser algo muito subjetivo de minha parte, talvez. Mas acho o conflito humano descrito em “Lorde Jim” arrebatador.

Para quem não sabe, Joseph Conrad nasceu na Ucrânia, mas tem sua obra escrita em língua inglesa. Ele passou grande parte da vida trabalhando e vivendo no mar. Foi daí que tirou a essência de sua maravilhosa narrativa.

Mas minha dica de hoje é mesmo “Os duelistas”. Como se costuma dizer, é livro que você lê numa sentada.

Leia um pequeno trecho:

“Embora frequentemente marchassem nas mesmas fileiras ou escaramuçassem lado a lado nas florestas, os dois oficiais ignoravam um ao outro – nem tanto por animosidade quanto por uma real e autêntica indiferença. Todas as suas reservas de energia moral eram despendidas no resistir à terrível hostilidade da natureza e à sensação esmagadora do desastre irremediável. Ao fim e ao cabo, contavam entre os mais ativos, os menos desmoralizados do batalhão; sua vigorosa vitalidade conferia-lhes, aos olhos de seus camaradas, os aspecto de um para heroico. E ambos jamais trocavam mais que uma ou duas palavras fortuitas...”

Minha cotação: muito bom

Tags: , , , , , , , , , ,

Comments are closed.