Geral

Entrevista com Márcio ABC

quinta-feira, 21 de maio de 2009 Texto de

Elai­ne de Sou­sa, da Ca­sa Mi­diá­ti­ca

O en­tre­vis­ta­do des­sa se­ma­na tem dois pés no Jor­na­lis­mo diá­rio e mãos afoi­tas na Li­te­ra­tu­ra. Au­tor do ro­man­ce Pa­ra­ba­la (lan­ça­do em 2002) e do­no de uma tra­je­tó­ria jor­na­lís­ti­ca que ul­tra­pas­sa du­as dé­ca­das, Már­cio An­to­nio Blan­co Ca­va - ou sim­ples­men­te Már­cio ABC - é um dos jor­na­lis­tas mais cri­a­ti­vos e au­tên­ti­cos de que te­mos no­tí­cia no in­te­ri­or pau­lis­ta.

Pas­sou por emis­so­ras de rá­dio, as­ses­so­ria de co­mu­ni­ca­ção, jor­nais im­pres­sos, deu au­las e tem no cur­rí­cu­lo a par­ti­ci­pa­ção em dois pro­je­tos pra lá de ou­sa­dos: Diá­rio de Bau­ru (jor­nal que fez his­tó­ria na ci­da­de pe­la in­de­pen­dên­cia po­lí­ti­ca e pe­los tex­tos de al­ta qua­li­da­de pu­bli­ca­dos por re­pór­te­res e co­lu­nis­tas. O DB pu­bli­ca­va, por exem­plo, um ca­der­no GLS se­ma­nal­men­te) e Jor­nal BOM DIA. Foi ele, aliás, quem mon­tou a equi­pe de Bau­ru, res­pon­sá­vel pe­lo lan­ça­men­to do jor­nal na ci­da­de, em no­vem­bro de 2005, o se­gun­do da re­de BOM DIA (o pri­mei­ro foi lan­ça­do no mes­mo ano em São Jo­sé do Rio Pre­to).

Des­de 2008, Már­cio ABC é di­re­tor de re­da­ção da Re­de BOM DIA de jor­nais (in­clui pra­ças em Jun­di­aí, So­ro­ca­ba, Rio Pre­to, Bau­ru, Ma­rí­lia e Fer­nan­dó­po­lis. Jun­tas, as pra­ças cir­cu­lam mais de 30 mil exem­pla­res nas ci­da­des das se­des e re­giões vi­zi­nhas). E, ape­sar da cor­re­ria co­ti­di­a­na, ele con­se­gue ser co­men­ta­ris­ta da TV TEM e ain­da atu­a­li­zar seu si­te, lan­ça­do em 2002. Lá, pu­bli­ca con­tos, crô­ni­cas, no­ve­las e ou­tras idei­as. Va­le vi­si­tar. Tá tu­do lá: vi­da, pai­xões e li­te­ra­tu­ra das bo­as!

Na úl­ti­ma quar­ta-fei­ra, 12, por MSN, ABC de­di­cou, gen­til­men­te, uma ho­ri­nha de seu dia pa­ra ba­ter um pa­po com a gen­te.

Cli­que aqui pa­ra aces­sar a ín­te­gra da en­tre­vis­ta

Compartilhe