O império do sol

Capa do livro em edição publicada pela BestBolso

Acabei de ler o livro no qual Steven Spielberg se baseou para fazer o filme homônimo. Fazia tempo que eu queria ter lido, acho que desde a época que fui ver a belíssima obra no cinema. Isso foi lá por 1987, 1988.

J.G. Ballard (foto acima feita por Eamonn McCabe), que morreu no ano passado, traça um panorama dramático dos horrores da Segunda Guerra Mundial na China invadida pelo Japão. Jim, o herói do livro, é um garoto inglês que vive em Xangai com seus pais. Num incidente terrível, ele se perde da família e acaba vagando durante anos pelas ruas e campos de prisioneiros.

O romance tem fundo autobiográfico. O próprio Ballard e sua família foram prisioneiros dos japoneses. E dessa experiência, o autor pinçou grande parte da incrível aventura de Jim.

Histórias de guerras quase que se sustentam por si só. As profundezas do ser humano são inevitavelmente vasculhadas em situações desse tipo. Mas por ter sido personagem de uma delas, Ballard consegue descrevê-la de modo poderoso.

Não é um livro que flui a toda velocidade. A narrativa às vezes patina em descrições extremamente detalhadas. Mas acho que é essa uma das grandes qualidades do livro: a paciência para contar um desastre sobre o qual não podemos passar por cima com rapidez.

Veja abaixo, o trailer do filme de Spielberg

http://www.youtube.com/watch?v=Wv9rirLk2kA

Tags: , , , ,

One Response to “O império do sol”

  1. Olá Márcio,

    Assisti o filme Império do Sol várias vezes! Lembro-me que a primeira vez, eu era bem “molecão”, tinha 10, 11 anos. Fiquei fascinado pela história e pela produção.

    Diz a Lindy que nunca assistiu. Já sugeri inúmeras vezes para alugarmos, mas, infelizmente, até hoje ela não topou – sempre acaba optando por outro título. Porém, não vou desistir. Um dia consigo convencê-la!

    Sobre o livro, também gostaria muito de ler. Mas vai ficar para outra oportunidade. Até porque, teria que parar de ler o seu brilhante Desrumo. E, com toda certeza do mundo, você não ficaria feliz com o seu amigo.

    Entro em férias na próxima sexta-feira. Esses dias estão muito agitados. Já programei e vou terminar de ler seu livro ainda este ano, mas com a cabeça em paz.

    Depois conversamos sobre o Desrumo, sobre Império do Sol…

    Grande abraço