O escritor fantasma

http://www.youtube.com/watch?v=p5UgrC6Dvh0

Eu não tinha visto ainda o novo filme de Roman Polanski (Chinatown, O bebê de Rosemary, O pianista). Assisti em DVD. E de certo modo fiquei entre a satisfação e uma ponta de decepção. Satisfação porque não há como negar que se trata de um bom filme político.

Ewan McGregor é o ghost writer de Pierce Brosnan, que interpreta um ex-primeiro ministro britânico acusado de crime de guerra por suposta participação em tortura de suspeitos de terrorismo. A alusão ao ex-premiê Tony Blair, tido por muitos como um verdadeiro capacho dos EUA, é clara.

McGregor e Brosnan estão ótimos. A atmosfera de suspense, construída sobre sólidas bases políticas, incluindo tramoias e sexo, é suficiente para envolver os cinéfilos que procuram bons filmes.

Mas a, digamos, pequena decepção de minha parte fica por conta do desfecho um tanto previsível. Previsível porque obras desse tipo, onde a política protagoniza o enredo, nada parece ser o que é. Desse modo, não é difícil sentir, lá pela metade do filme, quem realmente está dando as cartas para os vilões.

Isso, entretanto, é algo subjetivo. O filme vale muito a pena. Principalmente neste vale de lágrimas em que se transformaram as prateleiras das locadoras – abarrotadas de socos, pontapés e bombas que explodem só mesmo para encher a tela.

Tags: , , , ,

Comments are closed.