Colaboradores

outrora

domingo, 16 de maio de 2010 Texto de

e, de re­pente, os olhos se cru­zam.
não ti­nha no­tado como ele ti­nha en­ve­lhe­cido.
mas não era pe­los ca­be­los bran­cos – pou­cos, mas já vi­sí­veis, mos­trando que, sim, o
tempo passa.
es­tava no olhar.
opaco. in­fe­liz. can­sado.
uma pena.
os olhos pa­re­ciam sem ho­ri­zonte.
per­di­dos na imen­si­dão do nada que in­sis­tia em afo­gar a vi­são.
fi­ta­vam vai sa­ber o quê. mal res­pon­diam.
volta e meia, pis­ca­vam. ne­ces­si­dade fí­sica.
ades­tra­dos.
ame­don­tra­dos.
re­ce­o­sos de, no­va­mente, en­con­trar algo que fi­zesse a pu­pila, já es­cle­ro­sada, di­la­tar.
pa­re­ciam pre­fe­rir aquela vida de asilo.
de chá das cinco.
olha de novo para ter cer­teza.
é. ti­nha cer­teza.
e mais: po­dia ju­rar que já exis­tia um sor­riso ali.
um, não. vá­rios.
ti­nha um que sur­gia após as gar­ga­lha­das, como prê­mio ao bom hu­mor.
ou­tro, por sua vez, era tí­mido, canto de boca, uti­li­zado nas si­tu­a­ções de
vergonha/desejo.
usava em oca­siões es­pe­ci­ais – que ele não sa­bia quais eram até sur­gi­rem.
e o de boca cheia? fe­li­ci­dade em es­tado bruto, que­rendo ser la­pi­dada por al­guém.
fal­tava só al­guém se can­di­da­tar a ou­ri­ves…
cadê?
o gato co­meu?
ou­tro olhar…
uma pena.
a barba es­con­dia aquela se­re­ni­dade de ou­trora.
es­conde o que não era se­gredo pra nin­guém. ou para al­guém.
aliás, es­conde quase que to­tal­mente – uma fa­lha aqui, ou­tra ali e você des­co­bre uns
pe­ca­dos acolá.
es­con­dia de­fi­ni­ti­va­mente emo­ções que, an­tes, até RG ti­nham.
não gos­tou do que viu.
não mesmo.
há quanto tempo ele es­tava as­sim?
quando se tor­nou uma ca­ri­ca­tura de tudo o que te­mia?
quando ti­nha vi­rado o mons­tro de­baixo da cama?
não fa­zia ideia.
via, agora, um ras­cu­nho feito de gra­fite tipo so­li­dão.
de­se­nho li­vre. do­lo­rido. es­boço sem co­res pri­má­rias.
os olha­res se cru­zam.
no exato mo­mento em que se cria o mo­mento eterno.
ele não gos­tou do que viu.
não mesmo.
apa­gou a luz acima do es­pe­lho.
fe­chou a porta do quarto.
e foi so­nhar.

E-mail: roque.thiago@hotmail.com

Compartilhe