Futebol e televisão

Futebol 1

Qual será a maior vibração no futebol: quando seu time ganha ou quando seu maior rival perde? Parece simples responder que, claro, quando seu time ganha. Mas será? Será que lá no fundo, ao ver a desilusão do “inimigo”, nossa porção sádica não aflora de modo a sobrepor-se à alegria da vitória? É uma questão a se pensar. Hoje, quinta-feira, vejo palmeirenses eufóricos, mesmo estando eles também eliminados (embora de uma competição menos importante do que a Libertadores – grande projeto do Corinthians para seu centenário). São-paulinos, que continuam na mesma Libertadores, estão vibrando mais ainda. No edifício onde moro, havia um grupo de palmeirenses e são-paulinos reunido para torcer para o Flamengo. Quando o jogo acabou, tive a impressão de que o Brasil tinha sido campeão mundial, tamanha a euforia dos arqui-rivais dos corintianos. De quebra, nessas horas torcidas também arqui-rivais se unem. É a farra que só o futebol promove.

Futebol 2

O Corinthians perdeu a grande chance de se classificar no primeiro tempo. O domínio foi de time grande contra time pequeno. Foi um massacre. Os 2 a 0 foram pouco. O castigo veio no segundo tempo, coroado pela defesa monumental do goleiro Bruno no finzinho. Esse, pra mim, foi o lance decisivo do jogo.

Futebol 3

Na Copa do Brasil, o Palmeiras mostrou toda sua ineficiência ao errar tantos pênaltis. E não se trata de ineficiência técnica em todos os casos. No geral, ocorre no time uma flagrante falta de segurança. Ninguém confia nos próprios pés. Fora isso, um clube como o Palmeiras não pode ir ao Serra Dourada para jogar na retranca. Aqui o castigo foi outro. Foi merecido.

Futebol 4

O Santos continua de braçada na mesma Copa do Brasil. Venceu o Atlético (MG) da maneira que bem entendeu, como, aliás, já era esperado, tamanha a diferença na qualidade dos dois times. Só que agora, Robinho & cia. têm pela frente um time copeiro, o Grêmio, que conhece como ninguém essa competição. Será, como dizem os futebolistas, a “final antecipada”.

Televisão 1

Alguém na Globo precisa conversar com o Casagrande para que ele melhore a dicção e fale com mais calma na hora de comentar os jogos. O Casão está atropelando muito as palavras.

Televisão 2

Enquanto Globo, Bandeirantes e os canais de esportes mostravam os marmanjos correndo atrás da bola, a Rede TV promovia mais um daqueles desfiles sensuais no programa da Luciana Gimenez. Lindas modelos de corpos esculturais mostravam uma coleção não sei de quê. Os câmeras caprichavam no enquadramento – bundas e tudo mais muito bem explorados. Mas adivinha o que o Ibope vai revelar? Não é incrível que o futebol consiga superar tudo o que mais atrai o homem na vida? Sei que há vários estudos nesse sentido, mas nunca é demais uma admiração diante desse fato que faria Freud e Jung baterem cabeça.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

Comments are closed.