Modernos

Moderno 1

Definitivamente, não sou daqueles que vivem comparando o passado ao presente para falar dos “bons tempos”. Acho perfeitamente possível, mesmo para quem não tira um pé das coisas de antigamente, encaixar os “bons tempos” aos “tempos modernos”.

Mas uma coisa é certa: é preciso que o moderno seja eficiente, o que não ocorre com frequência. Exemplo: ao comprar um móvel hoje, você passa por um verdadeiro calvário até que possa fazer uso do produto. Na loja, tudo parece simples e fácil. Mas não é bem assim.

Você compra e os caras vão entregar em “até cinco dias úteis”. Com jeitinho, dá para acertar uma data que não atrapalhe muito seu cotidiano. Mas não tem hora. Tem período. É das tantas às tantas. Você, por favor, deve aguardar no local indicado.

Chegou o móvel. Os entregadores o levam até sua residência. E deixam tudo arrumadinho lá: dentro da caixa. Aí, vem o segundo tempo da encrenca. Os montadores vão ligar pra você. Mais cinco dias úteis.

Às vezes, não ligam. Você, então, telefona para a loja e se queixa. Dali a pouco, vem a resposta. O montador pode ir tal dia, das tantas às tantas. Lá vai você esperá-los. Depois de tudo montado, você faz as contas e percebe que levou dez dias para poder usar o produto. Não é incrível?

Meu primeiro emprego com carteira assinada foi numa loja de móveis. O cliente comprava de manhã e recebia tudo à tarde, e já montado, em casa. Eu poderia dizer que eram “bons tempos”, mas não digo. Porque não dá para comparar épocas.

Hoje, diante do crescimento do consumo e das próprias necessidades do consumidor, todos os setores estão segmentados com o objetivo de um atendimento padronizado que leve em conta facilitar o serviço e deixar o comprador satisfeito.

Mas, às vezes, é preciso parar e retocar procedimentos, o que nem sempre é feito nesta época em que muitos acham que modernização é tornar a vida impessoal, robotizando o atendimento e deixando o cliente sem opções de soltar a voz.

Moderno 2

Vejam, por exemplo, o que acontece com as operadoras de telefonia. Passei um dia desses por uma experiência absurda.

Recebi uma ligação na qual a moça me falou da possibilidade de economizar nas ligações a longa distância. Para isso, bastaria usar não o XX, mas o YY.

Bem, eu disse a ela, se for para gastar menos, passarei a fazer isso.

Em cinco minutos, recebi um torpedo da minha operadora: “Parabéns por adquirir o serviço tal por tanto”. Inacreditável! Eu não havia comprado qualquer novo pacote.

Primeira dificuldade: não é possível responder ao torpedo que me foi enviado pela minha operadora!!!

Entrei no site, fiz a reclamação. Recebi uma mensagem automática: a minha resposta seria dada em três dias úteis.

Inconformado, liguei para a operadora. Disseram que iriam avaliar minha situação. Minha situação! Eles deveriam avaliar a situação deles!

Resumindo: depois de dez dias do início de toda a celeuma, por e-mail, a operadora comunicou que a contratação do serviço estava cancelada. Sim, cancelada! Cancelaram algo que nunca existiu. De todo modo, fora o inconveniente, na conta seguinte, a operadora cobrou pelos dias da confusão. Não é incrível?

Moderno 3

Bancos. Como é bom ter tudo à mão. Cartões de débito. Cartões de crédito. Que beleza, como diz o locutor esportivo. Mas eu pergunto: por que de vez em quando eu preciso pagar mico quando a maldita maquininha diz que não está autorizado o crédito?

O crédito está lá. Mas não está autorizado. Por que há um ano eu peço para aumentarem o limite de retirada em caixa eletrônico, há um ano o banco diz que tudo bem, sem problemas, e há um ano meu problema persiste?

Não sei a resposta, meu banco não sabe e ninguém, nestes tempos modernos, sabe me dizer. Parece coisa dos Simpsons, não parece? Uma tramóia do Bart, talvez.

Pra mim, os “bons tempos” ainda estão por vir. E não será dentro deste conceito de modernidade que está sendo propagado por aí.

Moderno 4

Só para não deixar passar a oportunidade: não dá mais para aturar em alguns programas esportivos as comparações entre o futebol dos “bons tempos” e o futebol de hoje. Que saco!

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