Desperdício humano | Márcio ABC

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Desperdício humano

terça-feira, 18 de novembro de 2008 Texto de

Já fa­lei so­bre is­so em ou­tra crô­ni­ca, mas vol­to ao as­sun­to, ain­da la­men­tan­do o des­per­dí­cio de cri­an­ças e ado­les­cen­tes sem ei­ra nem bei­ra, de­sa­pro­vei­ta­dos e des­co­nhe­cen­do seus pró­pri­os ta­len­tos que não aque­les di­ri­gi­dos a de­li­tos. Ho­je me re­fi­ro es­pe­ci­fi­ca­men­te aos que são jo­ga­dos em ins­ti­tui­ções cu­ja fi­na­li­da­de é “for­mu­lar e im­plan­tar pro­gra­mas de aten­di­men­to a me­no­res em si­tu­a­ção ir­re­gu­lar, pre­ve­nin­do-lhes a mar­gi­na­li­za­ção e ofe­re­cen­do-lhes opor­tu­ni­da­des de pro­mo­ção so­ci­al” (Lei Es­ta­du­al 1.534 de 27/11/1967), mas que na sua mai­o­ria não pas­sam de um de­pó­si­to de se­res hu­ma­nos. Nes­tes, os in­ter­nos pas­sam gran­de par­te de seu tem­po pla­ne­jan­do a fu­ga ou es­pe­cu­lan­do so­bre co­mo vão se dar bem quan­do fi­ze­rem 18 anos e se rein­te­gra­rem à ban­di­da­gem.

Um lu­gar com es­tru­tu­ra se­me­lhan­te à de um co­lé­gio in­ter­no te­ria tu­do pa­ra ser o lo­cal cer­to pa­ra uma ver­da­dei­ra re­a­bi­li­ta­ção, com aten­di­men­tos ade­qua­dos, cur­sos bem mon­ta­dos e opor­tu­ni­da­des pa­ra que se des­cu­bram ap­ti­dões e ta­len­tos nos in­ter­nos, mas não o ta­len­to da es­per­te­za e da vin­gan­ça con­tra os que os man­têm ali. Tan­to nas ins­ti­tui­ções pa­ra me­ni­nos co­mo nas de me­ni­nas, to­dos me­no­res e já in­fra­to­res, nem mes­mo eles des­con­fi­am que são mú­si­cos, dan­ça­ri­nos, ato­res, des­por­tis­tas, pro­fes­so­res, téc­ni­cos, es­cri­to­res e ou­tros pro­fis­si­o­nais em po­ten­ci­al. E é nes­se po­ten­ci­al não des­co­ber­to que es­tão ao mes­mo tem­po o pro­ble­ma e a so­lu­ção.

É pro­ble­ma por­que a re­a­li­da­de con­ti­nua mos­tran­do o la­do po­dre des­sas vi­das. Por que tão ra­ra­men­te se vêem ar­tis­tas e pro­fis­si­o­nais que des­co­bri­ram seus ta­len­tos nes­sas ins­ti­tui­ções, mas lê-se aos mon­tes so­bre cri­mi­no­sos e de­linqüen­tes que ti­ve­ram pas­sa­gem por elas? E é so­lu­ção por­que é es­se po­ten­ci­al que po­de ser cap­ta­do, tra­ba­lha­do e es­ti­mu­la­do pe­los edu­ca­do­res das ins­ti­tui­ções que re­al­men­te qui­se­rem fa­zer um tra­ba­lho de re­cu­pe­ra­ção re­al com os in­ter­nos.

Os no­mes des­sas ins­ti­tui­ções já fo­ram mui­tos e sem­pre bem in­ten­ci­o­na­dos. Mu­dam-se as si­glas, mas man­tém-se o es­tig­ma de es­co­la do cri­me, de maus tra­tos, de ce­lei­ro de pe­que­nos ban­di­dos que agem co­mo tais na pró­pria ins­ti­tui­ção e que um dia atin­gi­rão o ápi­ce da car­rei­ra mar­gi­nal. E, o que é de dar mais ver­go­nha: is­so tu­do de­pois de pas­sa­rem por lu­ga­res cri­a­dos e man­ti­dos jus­ta­men­te pa­ra que eles pos­sam ter trei­na­men­to ade­qua­do pa­ra se rein­te­gra­rem co­mo ci­da­dãos à so­ci­e­da­de de on­de saí­ram.

No mo­men­to em que tão opor­tu­na­men­te se cha­ma a aten­ção so­bre ur­gen­tes me­di­das con­tra o des­per­dí­cio de pa­pel, de co­mi­da e de re­cur­sos na­tu­rais do pla­ne­ta, bem que se po­de­ria in­cluir nes­se fo­co o des­per­dí­cio que acon­te­ce sob nos­sas vis­tas com ado­les­cen­tes que po­de­ri­am ter aces­so a al­gu­ma opor­tu­ni­da­de pa­ra se tor­na­rem ci­da­dãos de bem.

E-mail: anaflores.rj@terra.com.br « vol­tar

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