‘A origem’ e ‘Um doce olhar’

Leonardo DiCaprio em cena de “A origem”

Vi ontem em DVD os dois filmes. Vejam como a desinformação pode levar a equívocos. Por coincidência, eu tinha lido muito pouco sobre “A origem”. Não mais que talvez uma sinopse dessas que dizem quase nada. Não sei por que motivo fiquei com a impressão que seria mais um filme de ação sem medida de Hollywood: bombas, explosões, tiroteios e coisas do gênero. O tempo passou e agora, vendo o DVD na prateleira da locadora, me deu na telha.

É, sem dúvida, um dos melhores filmes de ação que já fizeram. Porque não é uma ação sem sentido. Sim, tem bombas, explosões, tiroteios e coisas do gênero, mas a profundidade do roteiro é fascinante. Um filme de várias narrativas. Um sonho dentro de outro sonho. Leonardo DiCaprio é um espião que precisa desesperadamente enfiar uma ideia estranha na cabeça de uma pessoa por meio de uma tecnologia que permite a invasão de mentes alheias.

O filme tem ação, ciência, drama, suspense, tem ótimos atores numa trama pensada e executada de maneira brilhante. Leonardo DiCaprio, mais do que nunca, esbanja talento. Aliás, eu não gostava dele até 2002, quando, na minha opinião, ele deu o grande salto de sua carreira, tornando-se um ator de primeira linha em “Gangues de Nova York”.

Veja abaixo o trailer de “A origem”:

Depois de ver “A origem”, nada como algo mais calmo para botar os nervos no lugar. “Um doce olhar”, vencedor do “Urso de Ouro” do Festival de Berlim, é sereno, lento e profundo. Mostra com simplicidade como podem ser extraordinárias as sensações provocadas pelos sentimentos, pelo amor. Nas regiões montanhosas da Turquia, um apicultor vive o drama de constatar que suas abelhas estão desaparecendo. Ele precisa ir além, precisa entrar na floresta em busca de novas colmeias. E seu filho passa a enfrentar seu mais terrível pesadelo: ficar distante do pai.

O filme não vale apenas pela produção magnífica que revela a força do amor, mas também pelas paisagens maravilhosas e hábitos do lugar. E pela interpretação do garotinho Yussuf. Não há como não se emocionar. Mas se você não gosta de filmes contemplativos, fique apenas com “A origem”.

Veja abaixo o trailer de “Um doce olhar”:
http://www.youtube.com/watch?v=KHwjFg64LCY

Tags: , , ,

Comments are closed.