Retratos

As eleições e o nosso passado

terça-feira, 5 de outubro de 2010 Texto de


De­ta­lhe da foto que ilus­tra meu texto: aden­tre meu blog e sa­berá do que es­tou di­zendo

Eu ve­nho di­zendo aos meus ami­gos que es­tou de saco cheio de po­lí­tica. Não é fá­cil le­var a sé­rio o que de­ve­ria ser sé­rio e não é. Mas o caso é que não há como fu­gir. Não há como sim­ples­mente cru­zar os bra­ços e di­zer “es­tou fora”. Bom, ao me­nos por en­quanto. En­tão, va­mos indo. 

Aca­bou o pri­meiro tempo da elei­ção pre­si­den­cial. Vem aí o se­gundo turno. E a grande per­gunta hoje é: que rumo Ma­rina vai to­mar? Nunca o Par­tido Verde teve tanta im­por­tân­cia. Isto é sé­rio: a Ma­rina con­se­guiu mos­trar que o país ainda tem ca­be­los onde se agar­rar.

Mas va­mos ao que me in­te­ressa aqui. Serra e Dilma es­tão se der­re­tendo para o lado da Ma­rina. Claro, não há ou­tra saída. Fora da dis­puta do se­gundo turno, ela pode de­ci­dir quem será o pró­ximo pre­si­dente. E é cu­ri­oso como Serra e Dilma ten­tam en­con­trar afi­ni­da­des com a mu­lher que fez jus ao verde de nossa ban­deira.

Mas será que eles têm mesmo al­guma afi­ni­dade? Bem, a his­tó­ria mos­trará. Es­pero. O fato é que, tal­vez mais do que o Serra e a Dilma, quem re­al­mente tem afi­ni­dade com a Ma­rina sou eu. Num ou­tro dia, posso con­tar em de­ta­lhes como amo a na­tu­reza. Hoje, na ver­dade, es­crevi tudo isso só para mos­trar a foto abaixo. 

Foi num dia em que fi­ze­mos um chur­rasco à beira do rio, à beira de uma ca­cho­ei­ri­nha, acho que há uns 25 anos. Nossa! En­fim, lá es­tá­va­mos quando apa­re­ceu um por­qui­nho. O pes­soal co­me­çou a cor­rer atrás do coi­tado (não era para o chur­rasco, claro, mas para di­ver­são). Eu, desde aquela época um su­jeito com­pro­me­tido com a na­tu­reza – e nem exis­tia Par­tido Verde ainda –, agar­rei o bi­cho e avi­sei: “aqui não, dei­xem o lei­tão­zi­nho em paz”. A foto está logo aí abaixo. Quem for bom em lei­tura la­bial vai ver que eu disse exa­ta­mente isso. En­fim, amigo in­ter­nauta, eu sim sou verde.

Compartilhe