Guerras do presente e do passado

http://www.youtube.com/watch?v=MdR09Id-SBI
Enquanto neste fim de semana um montão de gente foi ver “Tropa de elite 2”, eu vi três filmes. O primeiro foi “Lord Jim”, que eu comprei no Submarino. Fazia tempo que eu queria assistir. Mas nunca achei nas locadoras. “Ah, acho que esse eu vou ficar devendo.” “Vou estar procurando em nosso arquivo, mas não sei não...” “Será que já chegou ao Brasil?” Bem, o filme é de 1965. E tem Peter O' Toole no papel principal.

Baseado no livro extraordinário de Joseph Conrad, o filme narra a saga de James Burke, primeiro oficial de um navio a vapor que abandona a embarcação durante uma tempestade e vai carregar para sempre o peso de sua covardia.

Além de Peter O' Toole, destaque para Eli Wallach, excepcional ator que fez muitos filmes que eu gosto. Ele foi o feio Tuco em “Três homens em conflito” e o Don Altobello em “O poderoso chefão – parte III”. Trabalhou também, entre outros, em “Sete homens e um destino” e “Sobre meninos e lobos”.

Claro que o filme, dirigido por Richard Brooks, não poderia se aproximar da grandiosidade do livro de Conrad, mas mesmo assim vale a pena. Um momento especial: quando Burke diz que a diferença entre um herói e um covarde não chega à espessura de uma folha de papel.

Os outros dois filmes que vi foram: “Caro Sr. Horten” e “Depois da vida”. O primeiro é do norueguês Bent Hamer e conta os últimos dias de trabalho de um condutor de trem pela gelada noruega. Ele está prestes a se aposentar e a pergunta é: o que esse sujeito circunspecto fará a partir de agora?

O outro filme, de 1998, é o japonês “Depois da vida”, do renomado diretor Kirokazu Kore-eda. Num lugar entre a Terra e o desconhecido, guias espirituais tratam de descobrir das pessoas que acabaram de morrer momentos que elas gostariam que fossem a principal recordação de sua vida. É com essa lembrança que elas passarão a eternidade.

O bacana do filme é a simplicidade do roteiro: o momento escolhido pelos mortos é transformado em filme pela “equipe” de guias. O que eu poderia dizer? Tocante? Acho que sim.

Curiosamente, os três filmes mostram, sob ângulos diferentes, a guerra que uma hora ou outra precisaremos travar com nosso passado. E essa guerra, parece-me, pode ser mais cruel e devastadora do que as guerras que travamos no presente.

Abaixo, trailer de "Depois da vida" (não achei legendado)

Abaixo, trailer de "Caro Sr. Horten"

Tags: , , , , , , , ,

Comments are closed.