Esse orgulho latino

Uma quarta-feira de surpresas na Copa. A vitória da Suiça sobre a Espanha foi zebraça, sem dúvida. Que coisa, a Fúria! Que história trágica em Copas do Mundo! Está certo que ainda poderá se recuperar e chegar lá, mas é incrível a sina dos espanhóis na principal competição do futebol. Quantas vezes os caras já chegaram com panca de favoritos e tudo foi por água abaixo?

O outro momento marcante do dia foi a vitória uruguaia sobre os donos da casa. E não foi uma vitória qualquer, principalmente numa Copa de resultados magros. Os 3 a 0 mostraram que depois de muitos anos os uruguaios têm cacife para chegar às oitavas ou até às quartas, como é o objetivo deles próprios. No jogo contra a África do Sul, a surpresa foi a postura da velha Celeste: ofensiva!

Um detalhe bacana para nós sul-americanos é que estamos invictos no Mundial. Que eu me recorde, acho que nunca o bloco que representa o continente começou tão bem.

Além da vitória uruguaia, o Chile também venceu hoje. Está certo que foi mais um daqueles placares magrinhos, 1 x 0, mas poderia ter sido bem mais se os atacantes chilenos não desperdiçassem várias chances de gol.

Fora esses dois belos resultados da rodada, a América do Sul já havia vencido com Brasil (2 a 1 na Coreia do Norte) e Argentina (1 a 0 na Nigéria). E empatado com Paraguai (1×1 contra Itália) e o próprio Uruguai (0x0 contra a França).

Enfim, Deus salve a América do Sul (como canta Ney Matogrosso na belíssima composição de Paulo Machado). E mais: “Deixa viver esses campos molhados de suor; esse orgulho latino em cada olhar”.

Choradeira

O Parreira chiou bastante contra a arbitragem do jogo Uruguai 3 x 0 África do Sul. Acho o Parreira uma grande figura, um sujeito extraordinário, um grande técnico, mas não concordo com a choradeira. O time dele jogou uma bola deste tamaninho. Não foi o árbitro o culpado pela derrota dos africanos. O impedimento no lance do pênalti parece ter realmente ocorrido, mas o Uruguai jogou bem e a África do Sul não conseguiu achar a bola. Ponto final.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Comments are closed.