Impressões

Ousadia alemã

domingo, 13 de junho de 2010 Texto de

En­fim, um jogo com mais de dois gols nesta Copa: Ale­ma­nha 4 x 0 Vento. Ops, Ale­ma­nha 4 x 0 Aus­trá­lia. Está certo que a Ale­ma­nha pa­rece ter le­vado para a África um fu­te­bol me­nos qua­dra­dão se com­pa­rado às úl­ti­mas Co­pas. Mas o time da Aus­trá­lia… Sinto muito, é fra­qui­nho, fra­qui­nho.

Ven­cendo, em­pa­tando ou per­dendo na pri­meira ro­dada, tanto faz para os ale­mães. Eles sem­pre che­gam, sem­pre pre­ci­sam ser con­si­de­ra­dos fa­vo­ri­tos. As­sim como a Itá­lia. Agora, quando ven­cem e apre­sen­tam um bom fu­te­bol, como o de on­tem, aí os de­mais fa­vo­ri­tos de­vem bo­tar as bar­bas de mo­lho.

Mas, quanto ao bom fu­te­bol, é pre­ciso es­pe­rar mais. Não sei se con­tra ad­ver­sá­rios mais for­tes a Ale­ma­nha vai jo­gar tão solta. 

Os ou­tros dois jo­gos fo­ram muito fra­cos. E sem­pre no 1 x 0. A cau­tela ven­cendo a ou­sa­dia. O medo de fa­zer gol ven­cendo o fu­te­bol.

Mas não veio da África o maior es­pe­tá­culo do do­mingo. Veio de São Paulo. Da São Paulo Fashion Week, onde uma mo­delo des­fi­lou pe­la­daça. Nu fron­tal to­tal. Eu não en­tendo muito de moda, mas isso é moda? Ou é mar­ke­ting?

Bra­sil fe­chado

Muita gente da im­prensa bra­si­leira está brava por­que o Dunga anda fe­chando quase to­dos os trei­nos da se­le­ção. Eu acho cu­ri­oso o com­por­ta­mento dos jor­na­lis­tas que vi­vem re­cla­mando desse tipo de coisa. Al­guém gos­ta­ria de ter a im­prensa o tempo todo fil­mando seu tra­ba­lho, seu dia-a-dia? 

Não sei se o pro­ce­di­mento as­se­gura algo à se­le­ção ou se agindo desse modo Dunga fará com que seus jo­ga­do­res ren­dam mais, mas ele tem todo o di­reito de fe­char o treino quando bem en­ten­der. E a im­prensa que bus­que al­ter­na­ti­vas para in­for­mar bem. 

Nin­guém é obri­gado a abrir as por­tas para a im­prensa sem­pre que a im­prensa quer. Os jor­na­lis­tas pre­ci­sam com­pre­en­der isso. Eles não es­tão acima do bem e do mal, onde sem­pre ten­tam se co­lo­car.

Compartilhe