Agonia e êxtase de uma avó


São ondas de preocupação e alegria que se revezam quando você se vê como avó, principalmente se for de primeira viagem. Nasceu: que maravilha! E tome de lágrimas de emoção. Passa bem: graças a Deus! Perdeu peso: é assim mesmo logo que sai da barriga, não se preocupe! Pegou o peito, o mamilo está machucado, recolhe o leite para dar depois. Está chorando: nossa, é uma fera! Está dormindo: olha só, parece um anjinho.

E quem disse que você acerta, de primeira, na solução dos problemas que aparecem, só porque mais de trinta anos atrás passou por isso como mãe? O choro, por exemplo, pode ser cólica, fome, gases, calor, frio, solidão, tédio, preocupação com o futuro, a barba do avô... Pode ser qualquer coisa, mas até acertar, lá se vai algum tempo. Vai oferecer chupeta? - Claro que sim, dizem uns. Chupeta um dia vai pro lixo, se chupar dedo vai ser mais difícil parar. - Nem pensar, dizem outros. E você no meio, pensando: cada criança é um caso, há que se esperar para ver qual é a da sua e os pais é que podem resolver. Avó metida não dá, fica só na sugestão e olhe lá!

O avanço das novidades também conta na dificuldade de se exercer a avozice. Na hora do choro ou do desconforto, no seu tempo de mamãe fvocê dava chazinho de erva-doce para acalmar ou água filtrada e fervida para saciar a sede no verãozão carioca. Nada disso, vovó. Hoje é só leite materno, esquece a água e o chá. E a concha de recolher o leite, substituindo a tal bomba? Bem melhor e confortável para a mãe. Vacinas e testes se multiplicam, a tríplice agora é hexa, muito antes da seleção brasileira. E se juntam a rotavírus e o teste da orelhinha, que detecta possíveis futuros problemas de audição. É o casamento da Medicina com a Tecnologia para a tranquilidade dos pais ...e dos avós! E muito choro pros bebês, com tanta agulhada.

E a funchicorea? Ah, a funchicorea!... A quinta maravilha na vida dos bebês, depois do leite, do aconchego, das brincadeiras e da hora do banho! Uma encostadinha da chupeta no pozinho mágico e o choro para, os olhinhos se fecham e aos poucos a calma volta a reinar na casa. Se der sorte de o choro ser de sono, aí é sopa no mel, porque logo o bebê estará dormindo. Mas peraí...na bula diz que funchicorea é feita com um montão de sacarina... Nossa! Que horror! Mas o pediatra disse que pode dar, não faz mal nenhum. Hmm, e agora? Bom, também tem a shantala, aquela massagem indiana que tranquiliza a baby sem danos colaterais. Maravilha! Ela dormiu antes de terminar a sessão. Como não pensamos nisso antes, meus deuses?

Com choro sofrido ou com risadas, com o incomparável “cheirinho de bebê”, com cocô mole ou sem cocô, com mil fotos documentando cada gracinha, ser avó é uma sensação plena, quase indescritível de tão boa. Há pouco tempo, quando minha neta tinha só 1 mês, fiquei com ela dormindo aninhada no meu colo durante uma hora e meia, só pra adiar a hora de devolvê-la ao berço. Depois a gente reclama que a criança está mal acostumada... hehehe

Dizem que os avós são os pais com açúcar. Eu diria que são os pais com funchicorea ...e muita shantala.

E-mail: anaflores.rj@terra.com.br

Tags:

Comments are closed.