PATER é o nome do meu novo romance pela Giz Editorial

Os grandes momentos da história guardam também grandes histórias de personagens que permanecem anônimos... até que suas histórias sejam contadas.  Em agosto, PATER, o novo romance de Márcio ABC


No aniversário de vinte anos da queda do governo Collor, a história comovente de um coronel do exército e um estudante cara-pintada, pai e filho vivendo um drama perturbador.


VEJA COMO SURGIU A IDEIA

Foi mais ou menos assim.

Entre os dias 18 de outubro e 28 de novembro de 2011, escrevi compulsivamente. Eu havia acordado no meio da madrugada com uma história na cabeça. Isso já havia acontecido antes, mas apenas de modo fragmentado. Partes de um dos meus romances ou de um conto qualquer explodiam do nada. Dessa vez, foi tudo, a ideia toda.

Curiosamente, havia pouco tempo alguns amigos tinham começado a ler a primeira versão (que depois descobri estar ainda num estado bem bruto) de outro romance meu, que nem sei se será publicado um dia porque está difícil lapidar. Dar um texto meu para alguém ler é para mim um exercício penoso. Me sinto constrangido, não sei explicar exatamente o porquê.

No caso de “Desrumo”, por exemplo, enviei ao escritor gaúcho Leonardo Brasiliense, de quem fiquei amigo pela internet. Talvez a distância e a ausência do contato pessoal tenham facilitado as coisas para mim. O Leonardo, um vencedor do Jabuti, foi como sempre fantástico, analisando pacientemente um livro extenso. Meu primeiro romance, “Parabala”, foi lido por outro escritor gaúcho, o Vitor Biasoli, também formidável, dedicando-se a uma obra de alguém que ele nunca ouvira falar.

Desta vez, como alguns amigos próximos já estavam lendo o tal outro romance que eu não sei se um dia será publicado, resolvi tentar uma análise crítica da obra com um profissional sem qualquer relação comigo. E, por meio de sites especializados em literatura, a indicação recaiu sobre a crítica literária e doutora em literatura Lúcia Facco. Ela é do Rio de Janeiro e enviou uma resposta que me surpreendeu pela receptividade e entusiasmo sobre o texto. Assim pude me sentir seguro para mandá-lo a algumas editoras.

Há cerca de três meses, a Giz Editorial se interessou pela publicação. O livro está em fase de produção. A previsão é que o livro chegue ao mercado no início do segundo semestre.

Tags: , , ,

One Response to “PATER é o nome do meu novo romance pela Giz Editorial”

  1. Sonya disse:

    Acho muito interessante o modo como você conduz sua caminhada, Márcio. Parabéns pela nova conquista. Abração.