O professor Paulo Sérgio

Paulo Sérgio entrevista Pelé no comecinho da carreira do rei (Foto do arquivo do professor João Francisco Tidei de Lima)

Encontrei Paulo Sérgio Simonetti num restaurante após o almoço. Papo rápido na hora de pagar a conta. A 94 FM fez 34 anos por estes dias. Eu dei meus parabéns etc e tal. Mas o que eu queria mesmo dizer ao Paulo Sérgio é que eu sempre o admirei.

Eu o conheci no início da década de 1980, quando ele foi meu professor. Ainda estávamos na Fundação Educacional de Bauru, que depois seria Universidade de Bauru antes de se transformar na atual Unesp.

Fazíamos laboratório de rádio na aula dele. E eu, que nunca tive um timbre decente, me sentia um franguinho estropiado perto daquela voz marcante, uma das mais bonitas que conheço.

Me lembro que certo dia ele me chamou de lado e me perguntou se eu trabalhava em rádio. É que tínhamos feito um exercício e ele havia gostado da minha performance. Enfim, me senti satisfeito comigo mesmo naquele dia. Porque, embora eu tenha trabalhado quase sempre no jornalismo impresso, meu sonho na época era ser locutor esportivo. Mas,claro, só eu sabia disso.

O Paulo Sérgio era um senhor locutor esportivo.

No Altas Horas de sábado passado, ouvi um trecho da participação do jornalista Geneton Moraes Neto. Geneton deu um conselho aos estudantes ou mesmo aos profissionais que estão começando agora: devemos ter sempre uma meta clara em nossa profissão, qualquer que seja o trabalho. Devemos nos apegar a um foco que possa nos manter numa constante busca por um objetivo que consideramos adequado. Ele, por exemplo, diz ter focado sua carreira jornalística na construção de uma memória.

Acho que o Paulo Sérgio seguiu um caminho semelhante em relação a focar o trabalho num determinado objetivo. E por isso conquistou o respeito e a admiração no meio onde atua e principalmente entre seus ouvintes. Não sei se foi seu principal objetivo, mas o Paulo Sérgio conseguiu se tornar um dos grandes nomes do rádio brasileiro.

E por isso é sempre um prazer vê-lo bem, como eu o vi hoje. O rádio, a imprensa e o público agradecem. Eu também.


Paulo Sérgio no estúdio da 94 FM (Esta eu tomei "emprestada" no próprio site da 94)

Tags: , ,

2 Responses to “O professor Paulo Sérgio”

  1. Júlio Cezar Garcia disse:

    Mestre Mácio ABC, além do seu texto sempre cativante e da bela e merecida homenagem ao Paulo Sérgio, você ainda informa que a foto pertence ao arquivo de um ídolo da minha juventude em Assis, o professor João Francisco Tidei. O João Francisco foi professor de história no Instituto de Educação Clybas Ferraz, nos tempos da ditadura militar, e instigou muitos de seus alunos a enxergar o momento político por trás das aparências do Pra Frente Brasil de então.