Quem qui­ser ver o co­men­tá­rio que fiz on­tem no TEM No­tí­ci­as Se­gun­da Edi­ção, da TV TEM, a res­pei­to do ter­rí­vel aban­do­no por que pas­sam nos­sas fer­ro­vi­as de­ve cli­car aqui pa­ra en­trar na pá­gi­na do G1. Tam­bém pu­bli­co a se­guir o tex­to do co­men­tá­rio.

OLHA, A MALHA OESTE DA ANTIGA REDE FERROVIÁRIA FEDERAL FOI A PRIMEIRA A SER PRIVATIZADA, ISSO EM MARÇO DE MIL NOVECENTOS E NOVENTA E SEIS.// OU SEJA, LÁ SE VÃO QUASE DEZESSEIS ANOS.// E ATÉ AGORA OS INVESTIMENTOS QUE AS EMPRESAS DIZEM TER FEITO NÃO DERAM O RESULTADO ESPERADO.// A VERDADE É QUE A FERROVIA ESTÁ CAINDO AOS PEDAÇOS.// NEM É PRECISO SER UM ESPECIALISTA EM TRANSPORTES.// BASTA OLHAR PARA OS TRILHOS.// BASTA VER UM ACIDENTE ATRÁS DO OUTRO.// ISSO NÃO ME PARECE CONCESSÃO.// PORQUE, ALÉM DAS OBRIGAÇÕES DA EMPRESA, A CONCESSÃO REQUER TAMBÉM UMA FISCALIZAÇÃO FIRME DO PODER PÚBLICO.// AGORA, EU PERGUNTO: QUAL A PREOCUPAÇÃO DO GOVERNO COM AS CONDIÇÕES DAS FERROVIAS?// NENHUMA!// ACABARAM COM O TRANSPORTE DE PASSAGEIROS E AGORA NÃO DÃO A MÍNIMA PARA A DEGRADAÇÃO DO QUE DEVERIA SER UM RICO PATRIMÔNIO PÚBLICO.// ISSO FORA TODOS OS PROBLEMAS CAUSADOS POR ESSA CONDIÇÃO PRECÁRIA, COMO BEM MOSTROU NOSSA REPORTAGEM.// ENQUANTO EM PAÍSES DE PRIMEIRO MUNDO O TREM É UM MEIO DE TRANSPORTE MODERNO E EFICIENTE, POR AQUI TUDO JÁ VIROU SUCATA.// E VAMOS PRAS RODOVIAS!// VAMOS PAGAR PEDÁGIO!// É MAIS FÁCIL PARA O GOVERNO, É MAIS FÁCIL SE LIVRAR DO PROBLEMA DO QUE ENCARÁ-LO COMO SE DEVE.//

Compartilhe