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Bem-vindo a bordo - Texto de Lucius de Mello

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008 Texto de

“Ten­ci­o­no pas­sar mui­to tem­po na fa­zen­da as­sim que

che­gar e es­pe­ro na vol­ta pa­ra cá tra­zer mui­to as­sun­to

bra­si­lei­ro. (...) Não pen­sem que es­sa ten­dên­cia

bra­si­lei­ra em ar­te é mal vis­ta aqui. Pe­lo con­trá­rio.

O que se quer é que ca­da um tra­ga con­tri­bui­ção de seu

pró­prio país. As­sim se ex­pli­cam o su­ces­so dos bai­la­dos

rus­sos, das gra­vu­ras ja­po­ne­sas e da mú­si­ca ne­gra.

Pa­ris es­tá far­ta da ar­te pa­ri­si­en­se.”

Tar­si­la do Ama­ral, de­zem­bro de 1923.

Vo­cê tem fo­me de Ar­te? En­tão não dei­xe de pro­var des­te pra­to: Tar­si­la do Ama­ral. A mu­sa do mo­der­nis­mo e uma das cri­a­do­ras do mo­vi­men­to an­tro­po­fá­gi­co po­de ser sa­bo­re­a­da com tâ­ma­ras e tem­pe­ros tur­cos, igua­ri­as do ori­en­te, re­cei­tas fran­ce­sas, con­di­men­tos tí­pi­cos das Mi­nas Ge­rais e, cla­ro, es­pe­ci­a­ri­as ir­re­sis­tí­veis tí­pi­cas do car­dá­pio cai­pi­ra. Afi­nal, Tar­si­la nas­ceu na fa­zen­da São Ber­nar­do, em Ca­pi­va­ri, in­te­ri­or pau­lis­ta, no dia 1o de se­tem­bro de 1886.

Não é exa­ge­ro afir­mar que, co­mo se fos­se a ja­ne­la da co­zi­nha de uma da­que­las qui­tu­tei­ras de mão cheia do in­te­ri­or mi­nei­ro, pe­la ja­ne­la do ate­liê de Tar­si­la tam­bém saí­ram aro­mas e per­fu­mes que dei­xa­ram ras­tros co­lo­ri­dos so­bre as te­las da ar­tis­ta. Os qua­dros de Tar­si­la en­chem os olhos, mas, prin­ci­pal­men­te, con­quis­tam o ol­fa­to.

Va­mos, en­tão, de­glu­tir e sa­bo­re­ar Tar­si­la, tal qual ela e o ma­ri­do Oswald de An­dra­de su­ge­ri­ram aos ar­tis­tas bra­si­lei­ros ao cri­a­rem o mo­vi­men­to an­tro­po­fá­gi­co.

O mo­vi­men­to pre­ga­va que de­glu­tís­se­mos a Ar­te eu­ro­péia e, a par­tir dis­so, criás­se­mos uma Ar­te com uma iden­ti­da­de mais bra­si­lei­ra.

“De­pois de três me­ses que pas­sei no Ori­en­te, Tur­quia, Gré­cia, Ar­mê­nia, Pa­les­ti­na, Egi­to, Chi­pre, Rho­des, de­pois do con­ta­to mais ín­ti­mo com a ar­te ori­en­tal, lem­bro-me de que, ao vol­tar a Pa­ris, achei as su­as vi­tri­nas, na sua mai­o­ria, fei­as pe­las su­as de­co­ra­ções fal­sas, por­que nem tu­do que se faz em Pa­ris é bom, co­mo mui­ta gen­te ain­da pen­sa. A fal­si­da­de e o de­se­jo evi­den­te de ori­gi­na­li­da­de me cho­ca­ram pro­fun­da­men­te.”.

Es­sas pa­la­vras fo­ram es­cri­tas por Tar­si­la de­pois da vi­a­gem que fez ao Ori­en­te.

As­sim co­mo es­sas ano­ta­ções, ou­tras car­tas e bi­lhe­tes, es­cri­tos pe­la ar­tis­ta en­quan­to es­te­ve fo­ra, po­dem ser vis­tos e li­dos, gra­tui­ta­men­te, na ex­po­si­ção Tar­si­la Vi­a­jan­te, que fi­ca até o dia 16 de mar­ço na Pi­na­co­te­ca do Es­ta­do de São Pau­lo. Tam­bém es­tão ex­pos­tos a ma­la que ela cos­tu­ma­va le­var os cha­péus, as pas­sa­gens dos va­po­res nos quais cru­zou os oce­a­nos Atlân­ti­co e me­di­ter­râ­neo, 109 de­se­nhos e 38 óle­os so­bre te­la que mar­ca­ram a car­rei­ra de Tar­si­la. En­tre eles, o mais fa­mo­so, Aba­pu­ru (ima­gem aci­ma), pin­ta­do em 1928, que foi ge­ne­ro­sa­men­te ce­di­do à ex­po­si­ção por seu atu­al pro­pri­e­tá­rio, um co­le­ci­o­na­dor par­ti­cu­lar ar­gen­ti­no.

Cha­ma­da ca­ri­nho­sa­men­te pe­lo ma­ri­do Oswald de An­dra­de de “a cai­pi­ri­nha ves­ti­da de Poi­ret” e fi­lha de um abas­ta­do pro­du­tor de ca­fé, Tar­si­la foi uma ani­ma­da e, mui­tas ve­zes, so­li­tá­ria vi­a­jan­te en­tre os anos de 1920 e 1931.

Tam­bém pas­sou lon­gas tem­po­ra­das em Pa­ris pa­ra es­tu­dar Ar­te. Mas a ca­da dia que co­nhe­cia o tra­ba­lho dos mes­tres e ar­tis­tas es­tran­gei­ros mais se con­ven­cia de que que­ria cri­ar uma pin­tu­ra pró­pria com as co­res da sua in­fân­cia.

“Co­mo agra­de­ço por ter pas­sa­do na fa­zen­da a mi­nha in­fân­cia to­da. As re­mi­nis­cên­ci­as des­se tem­po vão se tor­nan­do pre­ci­o­sas pa­ra mim. Que­ro, na ar­te, ser a cai­pi­ri­nha de São Ber­nar­do, brin­can­do com bo­ne­cas de ma­to, co­mo no úl­ti­mo qua­dro que es­tou pin­tan­do.”

“En­con­trei em Mi­nas as co­res que ado­ra­va em cri­an­ça. En­si­na­ram-me de­pois que eram fei­as e cai­pi­ras. Se­gui o ra­mer­rão do gos­to apu­ra­do... Mas de­pois vin­guei-me da opres­são, pas­san­do-as pa­ra mi­nhas te­las: azul pu­rís­si­mo, ro­sa vi­o­lá­ceo, ama­re­lo vi­vo, ver­de can­tan­te, tu­do em gra­da­ções mais ou me­nos for­tes, con­for­me a mis­tu­ra de bran­co.”

O gos­to pe­lo po­pu­lar se des­do­brou nas pin­tu­ras re­li­gi­o­sas, co­mo An­jos, Re­li­gião bra­si­lei­ra e Ro­man­ce, bem co­mo em Fei­ra I .

E nes­sa bus­ca pe­lo pró­prio um­bi­go, não fal­tou es­tí­mu­lo de um dos seus me­lho­res ami­gos, o po­e­ta Má­rio de An­dra­de. Nu­ma das car­tas que es­cre­veu à ami­ga, que ain­da vi­via em Pa­ris, Má­rio acon­se­lhou: “Tar­si­la, Tar­si­la, vol­ta pa­ra den­tro de ti mes­ma. Aban­do­na o Gris e o Lho­te, em­pre­sá­ri­os de cri­ti­cis­mos de­cré­pi­tos e de es­te­si­as de­ca­den­tes! Aban­do­na Pa­ris! Tar­si­la! Tar­si­la! Vem pa­ra a ma­ta vir­gem”.

A pro­cu­ra por as­sun­tos bra­si­lei­ros se in­ten­si­fi­cou a par­tir de 1928, quan­do Tar­si­la mer­gu­lhou nas ima­gens de seu in­cons­ci­en­te, pro­ve­ni­en­tes das his­tó­ri­as de as­som­bra­ções, len­das e su­pers­ti­ções ou­vi­das na in­fân­cia. Sur­gi­ram en­tão pin­tu­ras e de­se­nhos an­tro­po­fá­gi­cos, pai­sa­gens ha­bi­ta­das por se­res fan­tás­ti­cos e ve­ge­ta­ção exu­be­ran­te. Era uma ter­ra po­vo­a­da de ani­mais, co­mo sa­pos, ta­tus, ca­pi­va­ras, co­bras, e se­res pro­to-hu­ma­nos, for­te­men­te li­ga­dos a uma na­tu­re­za túr­gi­da e se­xu­a­li­za­da. A ne­gra e Aba­po­ru são ale­go­ri­as da mu­lher e do ho­mem que ge­ra­ram os fi­lhos des­se Bra­sil má­gi­co, den­so e si­len­ci­o­so, on­de o céu ar­de ao Sol po­en­te e a ter­ra se aqui­e­ta à luz d’A lua. Fe­mi­ni­no e mas­cu­li­no se com­ple­men­tam em An­tro­po­fa­gia – ima­gem que, con­for­me in­di­ca­do pe­lo tí­tu­lo, mes­cla ele­men­tos e fun­de sim­bo­lo­gi­as anun­ci­a­das pre­vi­a­men­te em A ne­gra e Aba­po­ru, com as quais com­ple­ta uma tría­de.

Mes­mo cir­cu­lan­do por um es­pa­ço de no má­xi­mo 300 me­tros qua­dra­dos, o vi­si­tan­te da ex­po­si­ção po­de­rá vi­a­jar o mun­do com Tar­si­la do Ama­ral. E mais que is­so: po­de­rá com­pre­en­der me­lhor o de­sen­vol­vi­men­to da Ar­te e a con­tri­bui­ção que nos­sa ar­tis­ta-vi­a­jan­te deu pa­ra a con­cep­ção de um ideá­rio mo­der­no bra­si­lei­ro.

Co­mo afir­mou Gar­cia Re­sen­de, no jor­nal ca­pi­xa­ba Diá­rio da Ma­nhã, em ju­lho 1929, “Di­an­te da pin­tu­ra de Tar­si­la a gen­te fi­ca a pen­sar se o Bra­sil foi des­co­ber­to mes­mo ou se foi pin­ta­do por ela”.

Lu­cius de Mel­lo é es­cri­tor e jor­na­lis­ta, foi fi­na­lis­ta do Prê­mio Ja­bu­ti 2003 na ca­te­go­ria reportagem/biografia com o li­vro Eny e o Gran­de Bor­del Bra­si­lei­ro – edi­to­ra Ob­je­ti­va. Pes­qui­sa­dor do LEER - La­bo­ra­tó­rio de Es­tu­dos so­bre Et­ni­ci­da­de, Ra­cis­mo e Dis­cri­mi­na­ção - do De­par­ta­men­to de His­tó­ria da USP, lan­ça em ju­nho A TRAVESSIA DA TERRA VERMELHA - ro­man­ce his­tó­ri­co que con­ta a sa­ga dos ju­deus ale­mães que se re­fu­gi­a­ram no nor­te do Pa­ra­ná pa­ra es­ca­par do nazismo.Lucius de Mel­lo é es­cri­tor e jor­na­lis­ta, foi fi­na­lis­ta do Prê­mio Ja­bu­ti 2003 na ca­te­go­ria reportagem/biografia com o li­vro Eny e o Gran­de Bor­del Bra­si­lei­ro – edi­to­ra Ob­je­ti­va. Pes­qui­sa­dor do LEER - La­bo­ra­tó­rio de Es­tu­dos so­bre Et­ni­ci­da­de, Ra­cis­mo e Dis­cri­mi­na­ção - do De­par­ta­men­to de His­tó­ria da USP, lan­ça em ju­nho A TRAVESSIA DA TERRA VERMELHA - ro­man­ce his­tó­ri­co que con­ta a sa­ga dos ju­deus ale­mães que se re­fu­gi­a­ram no nor­te do Pa­ra­ná pa­ra es­ca­par do na­zis­mo.

E-mail: luciusdemello@uol.com.br

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