Exageros do sucesso – Texto de João Pedro Feza

Bem-vindo, 2008. Você pode entrar também, Carnaval. Nada contra. A única chateação é o mais do mesmo. Explico: Ivete Sangalo é ótima cantora. Aliás, goste ou não dos estilos baianos, todos são brindados por bons intérpretes – exceção feita a Carlinhos Brown, melhor compositor do que orador de canções.

Mas o fato é que, seja no fim de ano, seja agora no Carnaval, há uma overdose de… Ivete!

Descobriu-se no Brasil que, se alguém faz sucesso, é preciso roer até o osso. E ficamos assim: Ivete em todo-e-qualquer-lugar e aquelas cantoras maravilhosas nas homenagens do Som Brasil da Globo relegadas às madrugadas para insones, após o Jornal da Globo, em programas temáticos.

Dias atrás foi Djavan – e excelentes vozes desfilaram em horário de baixíssima audiência. Excelentes vozes que a massa desconhece. Já a Ivete é mesmo porreta: apresentou programa próprio na própria Globo – em horário bem melhor e aos domingos! -, está em comerciais de rádio, tevê, jornal, revista e alto-falante, freqüenta outras atrações da telinha… E ainda os CDs, DVDs, CDs, DVDs, CDs, DVDs… CDs, DVDs…

Ivete é ótima cantora, goste ou não do gênero que ela melhor personifica. Mas ela, seus empresários e os produtores em geral podiam ter bom senso de dar um tempo, pô! A também baiana Cláudia Leite vem aí em carreira-solo e, apesar de aparecer bastante, tem mais “fôlego de imagem” pela frente do que a deusa Ivete.

O grupo R.E.M. acaba de lançar o seu primeiro (!) DVD em décadas de estrada. Aqui no Brasil o cara já inicia carreira com DVD próprio e muita publicidade à disposição – vide as novas duplas pseudo-sertanejas. Coisa de país pobre: se faz sucesso, tem que lambuzar. Não basta degustar, apreciar com moderação.

Se a Ivete deixar, estará com 70 anos, de roupinha curta, cantando que “seu amor é canibal” e outras pérolas do seu vasto repertório popular. No outro extremo está Chico Buarque: íntegro, recluso até demais, contido... E uma imagem preservada, inabalável ano a ano.

Um pouco de discrição midiática cairia bem à ensolarada Ivete. E mais chance a obscuros talentos das madrugadas não faria mal a ninguém.

E-mail: jfeza@bol.com.br

Comments are closed.