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Futebol e cinema - Texto de Fernando BH

sexta-feira, 14 de setembro de 2007 Texto de

No pri­mei­ro tex­to que as­si­nei nes­te es­pa­ço, re­co­men­dei o fil­me “O Mi­la­gre de Ber­na” an­tes mes­mo de tê-lo vis­to con­fi­an­do na crí­ti­ca, que o ci­tou co­mo uma das me­lho­res re­pro­du­ções de um jo­go de fu­te­bol.

Re­al­men­te, a re­cons­ti­tui­ção da fi­nal da Co­pa de 1954, ven­ci­da pe­la Ale­ma­nha, im­pres­si­o­nou. O hún­ga­ro Pus­kas ga­nhou um só­sia e tan­to. O ir­ri­tan­te re­cur­so de fil­mar ca­ne­las apa­re­ce pou­co, mas os efei­tos es­pe­ci­ais não com­bi­nam com uma par­ti­da de meio sé­cu­lo atrás. Em re­su­mo, pas­sa. Con­ti­nuo re­co­men­dan­do.

Ape­sar de mui­tos ve­rem exa­ge­ro na­ci­o­na­lis­ta, não ve­jo co­mo ser di­fe­ren­te, pois aque­le Mun­di­al sim­bo­li­zou o re­nas­ci­men­to dos ger­mâ­ni­cos, des­truí­dos pe­la guer­ra mo­ti­va­da por eles mes­mos.

En­tre­tan­to, o ver­da­dei­ro mi­la­gre - o de ha­ver um fil­me mui­to bem fei­to so­bre fu­te­bol - já ha­via acon­te­ci­do. Em 1998, Ugo Gi­or­get­ti di­ri­giu “Bo­lei­ros: Era Uma Vez o Fu­te­bol”. Sen­sa­ci­o­nal.

Es­ta­va tu­do lá: o bo­te­co, a cer­ve­ja, os cau­sos, a bo­la. Sem pi­e­gui­ce, foi fun­do no mai­or dra­ma do bo­lei­ro, que é pa­rar de jo­gar. Os lan­ces de jo­go - que eu tan­to so­nho ver re­tra­ta­dos com fi­de­li­da­de no ci­ne­ma (co­mo é o fu­te­bol ame­ri­ca­no em “Um Do­min­go Qual­quer” e “Du­e­lo de Ti­tãs”) - não são lá es­sas coi­sas, mas quem se im­por­ta? “Bo­lei­ros” tem o chei­ro do gra­ma­do mo­lha­do, pois ape­la ao ima­gi­ná­rio, co­mo faz o pró­prio fu­te­bol.

A es­pe­ra foi lon­ga até a seqüên­cia do fil­me, pro­du­zi­da em 2005. Ain­da es­tá lá o trei­na­dor tur­rão vi­vi­do por Li­ma Du­ar­te, com seus pa­la­vrões ita­li­a­na­dos. Im­pe­cá­vel. O me­lhor mo­men­to do lon­ga.

“Bo­lei­ros 2: Ven­ce­do­res e Ven­ci­dos” pas­sa a sen­sa­ção de es­tar fal­tan­do al­go, mas é co­var­dia com­pa­rar com o pri­mei­ro. E, com so­bras, me­re­ce ser re­co­men­da­do. Ain­da mais se pen­sar­mos em re­cen­tes pro­du­ções bra­si­lei­ras de­sas­tro­sas.

“Zi­co - O Fil­me” ti­nha tu­do pa­ra ser uma lin­da ci­ne­bi­o­gra­fia, pe­lo bri­lhan­tis­mo do he­rói em ques­tão, mas ju­dia do es­pec­ta­dor. Dá a im­pres­são de que quem fez en­ten­de pou­co de fu­te­bol, ao pri­o­ri­zar a dra­ma­ti­za­ção - com um ator per­na de pau.

Em “Gar­rin­cha - A Es­tre­la So­li­tá­ria”, o úni­co mé­ri­to es­tá na im­pres­si­o­nan­te ca­rac­te­ri­za­ção de Taís Araú­jo co­mo El­za So­a­res. Me­lhor fi­car com o li­vro de Ruy Cas­tro.

O er­ro nos fil­mes des­ses dois cra­ques não se re­pe­tiu em “Pe­lé Eter­no”. A es­tre­la é o pró­prio Pe­lé - ex­ce­ção fei­ta à re­cons­ti­tui­ção do gol de pla­ca do Ma­ra­ca­nã e à sua in­fân­cia em Bau­ru.

Do­cu­men­tá­rio bem fei­to, com ro­tei­ro de Jo­sé Ro­ber­to To­re­ro. Pe­na que Ed­son Aran­tes do Nas­ci­men­to não é tão bom quan­to Pe­lé.

En­tre ou­tros pro­ble­mas, o lan­ça­men­to do fil­me foi adi­a­do pa­ra ser omi­ti­do, na edi­ção, o gol de Gér­son na go­le­a­da so­bre a Itá­lia, na fi­nal da Co­pa de 1970. Tu­do por­que o Ca­nho­ti­nha ha­via cri­ti­ca­do uma opi­nião de Pe­lé di­as an­tes. Ati­tu­de pe­que­na pa­ra um Rei.

En­tre es­sas e ou­tras, pe­lo me­nos o mai­or jo­ga­dor de to­dos os tem­pos fi­cou eter­ni­za­do. To­das as ge­ra­ções po­de­rão com­pro­var que não hou­ve - nem ha­ve­rá - al­guém co­mo ele den­tro de cam­po.

O que há de co­mum en­tre os fil­mes na­ci­o­nais so­bre fu­te­bol? Bi­lhe­te­ri­as va­zi­as. Co­mo afir­mei em ou­tro ar­ti­go, bra­si­lei­ro não con­so­me fu­te­bol.

E-mail: fernando_bh@yahoo.com.br

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