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segunda-feira, 6 de agosto de 2007 Texto de

Al­gu­mas mu­lhe­res se quei­xam das con­quis­tas fe­mi­nis­tas, ale­gan­do que es­tas só au­men­ta­ram o tra­ba­lho e as res­pon­sa­bi­li­da­des da mu­lher, prin­ci­pal­men­te da ca­sa­da e com fi­lhos, que em tem­pos idos – ou nem tão idos as­sim - sem­pre con­ta­va com al­guém pa­ra pa­gar as con­tas da fa­mí­lia. Ou­tras acham que as con­quis­tas va­lem qual­quer tra­ba­lho a mais, bem me­lhor que a de­pen­dên­cia com a qual sol­tei­ras ou ca­sa­das ti­nham que con­vi­ver. Se­ja qual for a po­si­ção fe­mi­ni­na so­bre o as­sun­to, quem con­ti­nua pas­san­do ao lar­go da ques­tão são as agên­ci­as de pu­bli­ci­da­de.

A ima­gem que ilus­tra um anún­cio atu­al de car­tão de cré­di­to de um ban­co, es­pa­lha­do em pon­tos de ôni­bus da ci­da­de, é a de uma mu­lher jo­vem, car­re­gan­do três sa­co­las de shop­ping em ca­da mão, su­ge­rin­do su­bli­mi­nar­men­te o me­lhor des­ti­no pa­ra o di­nhei­ro de uma con­ta ban­cá­ria. Em épo­ca de Na­tal e Dia das Mães, as fi­gu­ras ma­ter­nas de qual­quer ida­de são sem­pre mos­tra­das sor­rin­do ao la­do de ele­tro­do­més­ti­cos, rou­pas e mó­veis. Nos anún­ci­os pa­ra pre­sen­tes, nun­ca se vê uma mãe sor­rin­do sa­tis­fei­ta ao la­do de um com­pu­ta­dor, que pas­sou a fa­zer par­te im­por­tan­te em sua vi­da, as­sim co­mo li­qui­di­fi­ca­do­res e ge­la­dei­ras. Ca­da um na sua ho­ra, com uti­li­da­des es­pe­cí­fi­cas, mas não ex­clu­den­tes.

A ques­tão aqui não é a ve­lha e ba­ti­da dis­cus­são so­bre a si­tu­a­ção ide­al da mu­lher, se tra­ba­lhan­do den­tro ou fo­ra de ca­sa. Co­mo to­da lu­ta co­ro­a­da por con­quis­tas, há van­ta­gens e des­van­ta­gens nos re­sul­ta­dos, e es­se te­ma não fo­ge à re­gra. Mas há al­gu­mas dé­ca­das se abri­ram op­ções pa­ra quem quis se ar­ris­car a ser do­na do pró­prio na­riz, es­co­lher es­ta­do ci­vil, ter fi­lhos ou não, mo­rar so­zi­nha ou acom­pa­nha­da. As­sim tam­bém pa­ra con­fir­mar sua pre­fe­rên­cia por es­tar pes­so­al­men­te à fren­te da or­ga­ni­za­ção pes­so­al da ca­sa e da fa­mí­lia, des­de as com­pras de ali­men­tos até o trans­por­te dos fi­lhos à es­co­la, às fes­tas e ao den­tis­ta. Des­se qua­dro, de­sa­for­tu­na­da­men­te não faz par­te a mu­lher tra­ba­lha­do­ra de bai­xa ren­da, cu­ja úni­ca saí­da é sus­ten­tar so­zi­nha a fa­mí­lia em jor­na­das du­plas e tri­plas de tra­ba­lho.

Mas cha­ma a aten­ção co­mo cer­to seg­men­to da pro­pa­gan­da ain­da fin­ge não per­ce­ber que a mu­lher mo­der­na não pre­ci­sa gas­tar seu sa­lá­rio ape­nas em aces­só­ri­os e ma­qui­a­gem, itens, aliás, sem­pre bem-vin­dos pa­ra ale­grar a vi­da. Que mu­lher não tem seu mo­men­to de do­na do mun­do com aque­le ba­tom des­lum­bran­te? Mas além de­les, a mu­lher de ho­je tam­bém sen­te pra­zer em fi­nan­ci­ar sua pró­pria vi­a­gem, com­prar pe­ri­fé­ri­cos pa­ra seu com­pu­ta­dor, es­co­lher um car­ro pe­la se­gu­ran­ça e de­sem­pe­nho, abrir seu pró­prio ne­gó­cio, co­nhe­cer e de­gus­tar vi­nhos pa­ra po­der es­co­lher o que mais lhe ape­te­ce e por aí vai. Por en­quan­to, es­ses ain­da são ni­chos mas­cu­li­nos, com ra­ras ex­ce­ções. Tal­vez por pouquís­si­mo tem­po, pois no ni­cho cu­li­ná­rio e no dos cui­da­dos com os fi­lhos, an­tes pre­do­mi­nan­te­men­te das mu­lhe­res, os ho­mens, fe­liz­men­te, já es­tão en­tran­do sem ba­ter.

E-mail: anaflores.rj@terra.com.br

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