EEUCOMISSO.com

Tendo Pilatos como fundador, aquele que lava as mãos na hora de encarar decisões importantes, o site aí de cima está aberto para adesões. Podiam ser outros fundadores, bem mais modernos que o governador romano, mas foi este quem entrou para a História como exemplo de omissão; então acaba de ser eleito. Como menção póstuma, entram os réus nazistas do Tribunal de Nurenberg, todos se declarando não responsáveis pelas atrocidades cometidas por eles durante a Segunda Guerra. Alegavam que estavam cumprindo ordens de autoridades superiores a quem deviam obediência cega. E assim se completa a alta direção do site.

E seguiriam os sócios beneméritos. George W. Bush, por exemplo, encabeçando a lista, num documentário da BBC, em 2003, revelou que estava cumprindo ordens divinas ao mandar invadir o Afeganistão e o Iraque. Obediência que resultou na morte de mais de 24 mil civis, além de 42 mil feridos, de março de 2003 a março de 2005. Ordens são ordens, principalmente quando vêm desse superior imediato, com quem o presidente garante que conversa.

No país do “verás que um filho teu não foge à luta”, tem é gente fugindo da raia. Um dos tipos é aquele que, ao ser descoberto em suas falcatruas, corre para um médico à venda e compra um atestado de doença – de depressão a uma simples indisposição, o cliente escolhe – para não comparecer a audiências, o que eventualmente também pode abrir as portas da cadeia. Portas da saída, bem entendido. Os prejudicados por suas mutretas que se virem.

Sem esquecer pais que acham que educação é responsabilidade da escola, por pura preguiça de se sentar, ouvir, trocar idéias, orientar, concordar ou discordar. Ter filhos dá trabalho, por isso existem métodos contraceptivos para quem não está interessado em investir na criação deles. Quem quer filhos que cuide bem deles.

Outro link do site levaria aos meios de comunicação especializados em invasão da vida particular de celebridades. Todos eles sabem perfeitamente que certas reportagens, desnecessárias sob qualquer aspecto à vida do país, podem acabar com a reputação de pessoas ou no mínimo com seu direito à tranqüilidade e à privacidade, mas, ora bolas, não dava pra perder aquela oportunidade e aquela foto... E o emprego de repórter de “variedades” está garantido, isso é que conta.

Também têm entrada franca os que se lixam para avisos sobre a necessidade de se economizar água doce do planeta, considerando-os alarmistas e fora de propósito. Daqui a 50 anos eles não estarão mais aqui para lutar até a morte por uma simples nascente de água doce e potável, então por que economizar água ou racionalizar o uso? Os que estiverem por aqui que se virem. Cada geração que resolva seus próprios problemas.

De políticos a pais de família, de estudantes a empresários, de funcionários públicos a policiais, de atendentes de lojas a advogados, dificilmente se encontrará um segmento onde não se leve vantagem na omissão. Travestida de autodefesa, de necessidade de sobrevivência ou qualquer outra desculpa, a omissão cotidiana grassa pelo mundo e por nossos quintais, muitas vezes pegando-nos com a boca na botija, bem na hora em que nos olhamos no espelho.

E-mail: anaflores.rj@terra.com.br

Comments are closed.