Se a fo­guei­ra for mes­mo o des­ti­no dos 10.700 exem­pla­res da bi­o­gra­fia Ro­ber­to Car­los em De­ta­lhes, re­co­lhi­dos nes­ta pri­mei­ra se­ma­na de maio por or­dem da jus­ti­ça, do gal­pão da edi­to­ra Pla­ne­ta, não pos­so dei­xar de pen­sar que, in­fe­liz­men­te, o Bra­sil tam­bém che­gou em fren­te ao por­tão do Es­ta­do to­ta­li­tá­rio ima­gi­na­do pe­lo au­tor ame­ri­ca­no Ray Brad­bury, em 1966, quan­do es­cre­veu Fah­re­nheit 451. Não só che­gou ao por­tão, co­mo tam­bém pas­sou por ele pa­ra pôr em prá­ti­ca o que no Ori­en­te Mé­dio já é co­mum e que en­tre nós ain­da era ape­nas uma his­tó­ria de fic­ção ci­en­tí­fi­ca. A pro­pos­ta do ro­man­ce Fah­re­nheit 451 adap­ta­do pa­ra o ci­ne­ma por Fran­çois Truf­faut e Je­an-Louis Ri­chard é con­tar a his­tó­ria de um país fic­tí­cio on­de a li­te­ra­tu­ra é vis­ta co­mo um mal que só traz in­fe­li­ci­da­de, on­de to­do ti­po de ma­te­ri­al im­pres­so é quei­ma­do por bom­bei­ros que, ao con­trá­rio de apa­gar, têm a mis­são de pro­mo­ver in­cên­di­os. O tí­tu­lo Fah­re­nheit 451 é uma re­fe­rên­cia à tem­pe­ra­tu­ra que os li­vros são quei­ma­dos. Con­ver­ti­da pa­ra Cel­sius, equi­va­le a 233 graus. A bor­do de uma es­pé­cie de ca­lham­be­que pós-mo­der­no ver­me­lho, os bom­bei­ros in­cen­diá­ri­os pa­tru­lham os ha­bi­tan­tes sem­pre em bus­ca de li­vros e bi­bli­o­te­cas. Quei­mam to­das que en­con­tram com a aju­da dos de­la­to­res, que de­nun­ci­am os pou­cos que ain­da con­si­de­ram os li­vros ami­gos, fiéis e ca­ma­ra­das, de tan­tos ca­mi­nhos e de tan­tas jor­na­das. Umas das ce­nas mais cho­can­tes é pro­ta­go­ni­za­da por uma se­nho­ra apai­xo­na­da por li­te­ra­tu­ra, uma lady mes­mo. Nu­ma pro­va de amor às obras li­te­rá­ri­as que es­con­dia em ca­sa, a lei­to­ra pre­fe­re mor­rer com elas na fo­guei­ra do que aban­do­ná-las na ho­ra da mor­te.

Fe­ra fe­ri­da na al­ma e no co­ra­ção pe­la trá­gi­ca ce­na, um dos bom­bei­ros co­me­çou a re­fle­tir e mu­dou de la­do. Tor­nou-se lei­tor e sal­va­dor dos li­vros. De­pois de ma­tar o che­fe, vai se re­fu­gi­ar no es­con­de­ri­jo dos ho­mens e mu­lhe­res-li­vros. Nes­te lu­gar, lei­to­res e es­cri­to­res de­co­ra­vam li­vros in­tei­ros pa­ra evi­tar que as obras fos­sem ex­ter­mi­na­das. Ha­via, por exem­plo, o ho­mem Ali­ce no país das ma­ra­vi­lhas, de Lewis Car­rol; a mu­lher Or­gu­lho e Pre­con­cei­to, de Ja­ne Aus­ten; o ho­mem A Di­vi­na Co­mé­dia, etc. Pa­ra sal­var os clás­si­cos e as obras-pri­mas da ex­tin­ção, fa­mí­li­as pas­sa­vam o dia de­cla­man­do pá­gi­nas e pá­gi­nas que ha­vi­am guar­da­do na me­mó­ria. Mas vol­te­mos ao nos­so “mun­do re­al”. Es­te la­men­tá­vel epi­só­dio, que po­de des­truir e até trans­for­mar a obra do his­to­ri­a­dor Pau­lo Cé­sar Araú­jo nu­ma fo­guei­ra, nes­ses úl­ti­mos di­as, tem si­do a ra­zão da mi­nha paz já es­que­ci­da. Não só da mi­nha paz co­mo tam­bém de mui­tos ou­tros es­cri­to­res e lei­to­res do Bra­sil. Mes­mo que os exem­pla­res apre­en­di­dos te­nham o pa­pel re­ci­cla­do pa­ra be­ne­fí­cio de al­gu­ma en­ti­da­de, a vi­o­lên­cia con­tra o li­vro de Pau­lo Cé­sar Araú­jo atin­ge to­das as obras li­te­rá­ri­as, e por is­so mes­mo não dei­xa­rá de ser me­nos cho­can­te.

Ro­ber­to Car­los tem to­do di­rei­to de não gos­tar e de não apro­var o li­vro. Afi­nal, tra­ta-se de uma bi­o­gra­fia não au­to­ri­za­da. E o con­fli­to en­tre li­ber­da­de de ex­pres­são e di­rei­to à pri­va­ci­da­de é po­lê­mi­co. Mas, in­de­pen­den­te de o li­vro co­me­ter er­ros ou não, se­rá que não po­de­ria ha­ver uma ou­tra saí­da no lu­gar da des­trui­ção? O que te­ria le­va­do o rei a con­de­nar es­ses li­vros à mor­te? Por que não doá-los to­dos às bi­bli­o­te­cas e às es­co­las pú­bli­cas do Bra­sil? O au­tor propôs cor­tar as par­tes da bi­o­gra­fia que Ro­ber­to Car­los não gos­tou, che­gou mes­mo a abrir mão dos di­rei­tos au­to­rais pa­ra não as­sis­tir ao ex­ter­mí­nio do seu li­vro. Mas não con­ven­ceu o juiz. E, in­fe­liz­men­te, a bi­o­gra­fia, que com cer­te­za já es­ti­mu­lou e ain­da po­de­ria es­ti­mu­lar mui­tos bra­si­lei­ros a le­rem um li­vro pe­la pri­mei­ra vez, foi proi­bi­da de cir­cu­lar. Te­nho cer­te­za de que mui­tas fãs e mui­tos fãs de Ro­ber­to Car­los se tor­na­ram lei­to­res de li­vros ou tal­vez até vi­si­ta­ram li­vra­ri­as só pa­ra co­nhe­cer e le­var pa­ra ca­sa uma das mais be­las pu­bli­ca­ções que já fo­ram fei­tas so­bre a vi­da de­le. Se­rá que Ro­ber­to Car­los não pen­sou nis­so? No bem que po­de­ria fa­zer pa­ra es­ti­mu­lar a lei­tu­ra no Bra­sil se per­mi­tis­se que es­ta bi­o­gra­fia con­ti­nu­as­se vi­va? Ele é co­nhe­ci­do em ca­da can­ti­nho do ter­ri­tó­rio bra­si­lei­ro. Quan­tos tam­bém não se in­te­res­sa­ri­am em se al­fa­be­ti­zar só pa­ra ter o pri­vi­lé­gio de ler a bi­o­gra­fia do rei? Mas, no Bra­sil de tão pou­cos lei­to­res, o mo­nar­ca mais que­ri­do de­ci­de des­truir li­vros co­mo se fos­sem li­xo. Re­ci­clan­do, quei­man­do, ras­gan­do, não im­por­ta. A or­dem é aca­bar com to­das as có­pi­as da bi­o­gra­fia de­le. E só me res­ta lem­brar, in­fe­liz­men­te, que li­vros tam­bém cor­rem ris­co de mor­te no mar de anal­fa­be­tos bra­si­lei­ros, as­sim co­mo as ba­lei­as, que Ro­ber­to de­fen­deu e can­tou.
Não é pos­sí­vel que vo­cê su­por­te a bar­ra de olhar pa­ra os li­vros que mor­rem em su­as mãos e ver nas bi­bli­o­te­cas va­zi­as se de­ba­ter o so­fri­men­to... E até sen­tir-se um ven­ce­dor nes­te mo­men­to...

Lu­cius de Mel­lo é es­cri­tor e jor­na­lis­ta, foi fi­na­lis­ta do Prê­mio Ja­bu­ti 2003 na ca­te­go­ria reportagem/biografia com o li­vro Eny e o Gran­de Bor­del Bra­si­lei­ro – edi­to­ra Ob­je­ti­va. Pes­qui­sa­dor do LEER - La­bo­ra­tó­rio de Es­tu­dos so­bre Et­ni­ci­da­de, Ra­cis­mo e Dis­cri­mi­na­ção - do De­par­ta­men­to de His­tó­ria da USP, lan­ça em ju­nho A TRAVESSIA DA TERRA VERMELHA - ro­man­ce his­tó­ri­co que con­ta a sa­ga dos ju­deus ale­mães que se re­fu­gi­a­ram no nor­te do Pa­ra­ná pa­ra es­ca­par do na­zis­mo.

E-mail: luciusdemello@uol.com.br

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