Escutem, Lula e FHC: ninguém merece!

Lula e Fernando Henrique Cardoso (na foto antiga que está sem crédito porque não consegui o nome do autor) trocaram tantas farpas nestes últimos dias que eu mal posso dormir. A impressão é que minha cama está cheia de pontinhas espinhentas. Quanta besteira para um país que anda cambaleante já faz tanto tempo que nem sei. Como dizem por aí, utilizando-se desses modismos verbais: ninguém merece! O que esses sujeitos querem? Mais atenção ainda? Já não basta o espaço que a mídia tupiniquim lhes dá em detrimento de tantos assuntos importantes que são desprezados dia após dia?

FHC tem todo direito de dizer o que pensa de Lula e de seu governo, assim como Lula teve quando FHC exerceu a presidência. Isso não se discute, assim como Lula também tem o direito de responder, da mesma forma como FHC respondeu a Lula quando foi presidente. O resto é bobagem. É a imprensa assoprando a bexiga vazia das pelejas políticas. Sempre foi assim.
Agora, uma coisa deve ser dita: um e outro deveriam enfiar o rabo no meio das pernas e fechar a boca, ao menos por enquanto, ao menos até se certificarem da solidez de seus tablados. Quem é FHC para falar de Lula? FHC ficou oito anos no poder e o Brasil continuou na mesma, fora um ou outro índice que pouco significa para o conjunto da sociedade. E Lula? O que foi feito até agora. Os petistas vivem dizendo que só tiveram dois anos de governo. Daqui a pouco, serão quatro. E daí?

O fato é que os dois governos, o tucano e o petista, são muito parecidos. Nas últimas semanas, Lula comemorou alguns bons resultados econômicos. Cansamos de ver isso no governo anterior e estamos na mesma toadinha, submissos às interferências do FMI e ao poder dos donos do mundo.

Quem diria que algum dia os governos de Lula e FHC pudessem ser distinguidos pelas preferências alcoólicas de um e outro? Pois é: Lula toma cachacinha com o presidente russo e cerveja com os ministros do futebol. FHC saboreia vinho de seiscentos reais a garrafa com ex-premiê espanhol. Essa é a maior diferença entre eles, o que para mim, aliás, nada representa: eu gosto de todas essas bebidas.

*** *** ***
·Vejo no www.uol.com.br que o brasileiro Popó, boxeador, disse que pretende "arrancar a cabeça" do argentino Fernando David Saucedo, em luta que será realizada neste sábado, em São Paulo. Tudo bem que o tom foi de brincadeira, mas convenhamos... Bom, outra notícia publicada pelo mesmo portal tem o seguinte título: "Galinhas e humanos têm 60% dos genes iguais".

·Voltando ao besteirol destilado por Lula e FHC: camaradas, o que seus governos têm a dizer sobre o extraordinário número de 27 milhões de crianças que vivem na pobreza no Brasil, segundo a Unicef?

·Qual o segredo do poder? Lula e FHC mudaram muito quando o assumiram...

·Sabe o que mais? Lula e FHC, vocês que já estiveram do mesmo lado, quase amigos, leiam "A hora e vez de Augusto Matraga", de Guimarães Rosa. Aquele fim é mais honesto.

Comments are closed.