Se um santo vira diabo, isso não quer dizer que todos os diabos vão virar santos

Francamente, não estava nos meus planos escrever sobre as atuais desgraças políticas do país. Mas, confesso, é difícil para qualquer cidadão, jornalista ou não, isentar-se de opinião sobre o assunto. A minha – o leitor que não se desespere – é curta e grossa. E é esta: não é porque de um dia para o outro o santo virou diabo, que todos os diabos se transformaram em santos.

O fato é que tem muito político por aí posando de bom moço, como se seus partidos, diferentemente do PT, fossem grandes exemplos de comportamento ético e moral. Devagar com o andor, porque muitos santos de barro já se espatifaram pelo caminho.

Não, também não devo omitir qualquer tipo de crítica ao PT. Para mim, ao contrário do que muita gente pensa, ninguém está (e nem esteve) acima do bem e do mal. Mas, de todo modo, o que choca mais nessa história toda, principalmente depois da admissão (embora contestada) do chamado caixa dois, é que o palco das maracutaias é exatamente o PT, que sempre foi respeitado, inclusive por adversários, por representar uma espécie de vanguarda ética da política nacional.

Só que, de repente, partidários e adversários ouvem uma história muito diferente da imagem que se criou desde a fundação do Partido dos Trabalhadores, em 1980, e descobrem que talvez a pregação da ética política, ao menos para alguns setores do petismo, não passava de uma grande farsa. Dessa maneira, sentem-se traídos por terem acreditado num mito que agora desmorona.

Enfim, esse mito, criado e sustentado durante as décadas de corajosa e intermitente oposição, parece ser o principal ingrediente para tamanha frustração que se observa entre a opinião pública. Não é difícil acreditar que se fosse outro o partido no centro de tantas denúncias, o fato seria encarado com certa naturalidade - o que, sem dúvida, seria péssimo para a própria democracia.

Que deve haver punições e blá-blá-blá, nem é preciso dizer, está certo? Digo apenas o seguinte: o PT enfrenta algo semelhante ao drama que vive o marido ou a mulher traída. Até que ela não descubra, a vida transcorre normalmente. Não sejamos hipócritas: a traição sempre existiu. O azar do PT foi que a mulher descobriu.

Comments are closed.