Não o fil­me, re­cen­te su­per­pro­du­ção. De re­pen­te, quis fa­lar de Be­a­tles...

A lon­ga e si­nu­o­sa es­tra­da...
O que os Be­a­tles co­me­ça­ram a cri­ar há mais de 40 anos ain­da man­tém um vi­vo fres­cor de atu­a­li­da­de. Tal­vez se­ja es­se o se­gre­do da be­a­tle­ma­nia ao re­dor do mun­do. Mas não gos­to do “ôba-ôba” ver­bor­rá­gi­co em tor­no dos “fab-four”. Fo­ram gran­des - mas po­dem ser su­pe­ra­dos um dia. Is­so ain­da não acon­te­ceu.

Fá­cil é afir­mar que fo­ram ge­ni­ais. Pre­fi­ro des­ta­car que an­tes mes­mo do pri­mei­ro dis­co, já acu­mu­la­vam anos a fio de es­tra­da, noi­tes em cla­ro e quar­tos mo­fa­dos de ho­téis. Che­ga­ram a to­car na Ale­ma­nha quan­do o ca­çu­la Ge­or­ge Har­ri­son ain­da ti­nha 17 anos. Fo­ram re­pro­va­dos por uma gra­va­do­ra (De­ca Ta­pes) no iní­cio de car­rei­ra, quan­do che­ga­ram a gra­var “Be­sa­me Mu­cho” (!). Não eram ri­cos de ber­ço. Ti­nham pro­ble­mas fa­mi­li­a­res e de saú­de. Pas­ta­ram. Mas não se tem no­tí­cia so­bre vai­as em shows.

Sem ar­re­men­dos - O que co­me­çou co­mo um pas­sa­tem­po en­tre ami­gos, no fi­nal dos anos 50, in­va­diu os lou­cos anos 60. En­tão, é lan­ça­do o pri­mei­ro dis­co, em 1962, já com vá­ri­as can­ções as­si­na­das pe­la du­pla Len­non & Mc­Cart­ney (ou me­lhor, Mc­Cart­ney & Len­non, co­mo veio gra­fa­do nos vi­nis da épo­ca).

Ini­ci­an­tes, mas bo­cu­dos, não acei­ta­ram que a fa­mi­ge­ra­da (po­rém ne­ces­sá­ria) mú­si­ca de tra­ba­lho do pri­mei­ro ál­bum fos­se de ou­tro au­tor. Ba­te­ram o pé e “Lo­ve Me Do” che­gou às rá­di­os. Fra­qui­nha, foi gra­va­da num “ta­pa” só, com Len­non à gai­ta al­te­ran­do os vo­cais com Paul. “Twist And Shout” foi ou­tra re­gis­tra­da de pri­mei­ra, sem ar­re­men­dos tec­no­ló­gi­cos. E ti­nha “Ple­a­se Ple­a­se Me”. Ok. Uma es­tréia pro­mis­so­ra - mas na­da além dis­so.

Mar­ke­ting pré-his­tó­ri­co - O se­gun­do dis­co de car­rei­ra era mais con­sis­ten­te. “With The Be­a­tles” (63), a exem­plo do pri­mei­ro, mes­cla­va co­vers (“Ple­a­se, Mr. Post­man”) com fai­xas au­to­rais (“All My Lo­ving”). Na sequên­cia, ape­sar de ir­re­gu­lar, “A Hard Days Night” (al­go co­mo “A Noi­te de Um Dia Di­fí­cil”, brin­ca­dei­ra do ba­te­ris­ta Rin­go Starr) es­tou­rou no Rei­no Uni­do - in­clu­si­ve com o fil­me homô­ni­mo.

Ato con­tí­nuo, mais um ál­bum lan­ça­do em cur­to in­ter­va­lo - “Be­a­tles For Sa­le” (o mais fra­co de to­da a car­rei­ra). Sim, eles es­ta­vam à ven­da. Nun­ca ne­ga­ram - e a in­dús­tria do dis­co agra­de­cia e pe­dia bis.

A oni­pre­sen­te - Os tais “reis do iê-iê-iê” (me­do­nho ape­li­do) se­gui­am seu cur­so ób­vio: o es­tre­la­to mun­di­al. Foi com “I Want Hold Your Hand” (tam­bém gra­va­da em ale­mão) que a con­quis­ta da Amé­ri­ca - via pro­gra­ma “Ed Sul­li­van” via sa­té­li­te - fi­nal­men­te se ma­te­ri­a­li­zou.

Eis que o ál­bum “Help!” in­va­de o mun­do em 1965 com tu­do a que ti­nha di­rei­to: lou­cu­ra de fãs, gran­de po­lê­mi­ca em tor­no de uma fra­se de Len­non (usa­da fo­ra de con­tex­to pe­la im­pren­sa) - “So­mos mais fa­mo­sos que Cris­to” - e a can­ção que vi­ria a ser a mais re­gra­va­da de to­dos os tem­pos (“Yes­ter­day”) na mes­ma lis­ta que tem a ca­ri­oquís­si­ma “Ga­ro­ta de Ipa­ne­ma” em quin­to lu­gar. Bem, pe­lo me­nos é o que di­zem...

In­ve­ja é cri­a­ção - O fa­to é que a his­te­ria co­me­çou a com­pro­me­ter a qua­li­da­de dos shows. En­tão, o di­vi­sor de águas: “Rub­ber Soul” (no­me de ban­da co­ver de Bau­ru e de um ál­bum do Be­to Gue­des) e su­as in­fluên­ci­as in­di­a­nas e ca­na­bi­a­nas.

Be­lo ál­bum mo­vi­do a ma­co­nha, ál­co­ol, bo­li­nhas... Mas, aci­ma de tu­do, cri­a­ti­vo e im­pac­tan­te. An­te­ci­pa­va, na prá­ti­ca, o que vi­ria a se­guir: “Re­vol­ver” - pa­ra mui­tos crí­ti­cos, o me­lhor dos Be­a­tles e fi­gu­ri­nha fá­cil en­tre os dez mais de to­dos os tem­pos. Mui­tas ex­pe­ri­men­ta­ções co­mo em “To­mor­row Ne­ves Knows” (al­go co­mo “Ama­nhã Nun­ca se Sa­be”), gra­va­da em um úni­co acor­de - Dó Mai­or. E mui­ta iro­nia na fai­xa de aber­tu­ra (“Tax­man”) que cri­ti­ca­va a po­lí­ti­ca de im­pos­tos bri­tâ­ni­ca (ou al­go as­sim).

Na épo­ca (1966), os Be­a­ch Boys fi­ze­ram “Pet Sounds” e Paul qua­se mor­reu de in­ve­ja. Pro­me­teu fa­zer al­go ain­da me­lhor - e or­ques­trou a cons­tru­ção do que vi­ria a ser “Sar­gent Pep­pers Lo­nely He­arts Club Band”. Ou, co­mo mui­tos di­zem, o me­lhor ál­bum já gra­va­do - pu­ra trans­for­ma­ção de mú­si­ca co­mer­ci­al em obra de ar­te in­ques­ti­o­ná­vel.

Fê­nix - En­tão vi­e­ram “Ma­gic Mis­tery Tour” (com can­ções ex­cep­ci­o­nais co­mo “Straw­ber­ry Fi­elds Fo­re­ver”, asi­lo que fe­chou há três se­ma­nas em Li­ver­po­ol), o “Ál­bum Bran­co” (du­plo, co­mo mui­tas mú­si­cas com­pos­tas na Ín­dia e aque­la que, di­zem, foi o pri­mei­ro “me­tal” gra­va­do, “Hel­ter Skel­ter”), “Ab­bey Ro­ad” (com “So­mething”, de Har­ri­son, que Frank Si­na­tra in­ter­pre­tou achan­do que fos­se de Len­non & Mc­Cart­ney) e “Let It Be” (au­ge das bri­gas, Yo­ko Ono no es­tú­dio, Len­non neu­ró­ti­co, Paul man­dão, de­prê to­tal). Mas é nes­te dis­co, lan­ça­do em 1970, que te­mos “The Long And Win­ding Ro­ad” - “A Lon­ga e Si­nu­o­sa Es­tra­da”, o que não é pou­co por se tra­tar de uma es­pé­cie de “mú­si­ca per­fei­ta”.

E é is­so: nes­se ora su­a­ve, ora aci­den­ta­do tra­je­to per­cor­ri­do, os Be­a­tles es­cre­ve­ram a his­tó­ria de uma ge­ra­ção. E co­mo jo­vem é jo­vem em qual­quer tem­po ou ida­de, a pai­xão re­nas­ce das cin­zas a ca­da no­va dé­ca­da. Uma usi­na de fa­zer di­nhei­ro - mas, prin­ci­pal­men­te, uma de­li­ci­o­sa fá­bri­ca de in­crí­veis can­ções.

Compartilhe