Colaboradores

O tamanho do abandono

terça-feira, 5 de outubro de 2004 Texto de

Por Wil­li­ans Faus­to

Em 1995, Gil­mar M. Di­as, che­fe do se­tor de Co­mu­ni­ca­ção Em­pre­sa­ri­al da Re­de Fer­ro­viá­ria Pau­lis­ta S/A (RFFS/A), con­ta­va em uma car­ta à es­tu­dan­te Lai­sa T. Fer­rel o ca­os do sis­te­ma fer­ro­viá­rio no Bra­sil. Di­zia que há vin­te anos uma es­cas­sez sem fim ron­da­va as ver­bas des­ti­na­das ao se­tor. Lem­bra­va a es­tu­dan­te, da Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral do Ma­to Gros­so do Sul, que o úl­ti­mo gran­de in­ves­ti­men­to ha­via si­do a aqui­si­ção de lo­co­mo­ti­vas GE U20-C em 1975. De­sa­cor­ço­a­do des­de que o go­ver­no Col­lor re­du­ziu a sub­ven­ção que ba­ra­te­a­va o trans­por­te fer­ro­viá­rio pa­ra em­pre­sas co­mo a Shell, Te­xa­co, Es­so e Itahum, não via ou­tra so­lu­ção que não a pri­va­ti­za­ção.

Um ano após o “cla­mor” do fun­ci­o­ná­rio da RFFS/A, o en­tão pre­si­den­te Fer­nan­do Hen­ri­que e seus mi­nis­tros do Pla­ne­ja­men­to e dos Trans­por­tes – res­pec­ti­va­men­te Jo­sé Ser­ra e Oda­cir Klein – “aten­de­ram” ao pe­di­do de Gil­mar e lei­lo­a­ram to­da a ma­lha oes­te das fer­ro­vi­as bra­si­lei­ras. Sem con­cor­ren­te, o No­el Group le­vou a con­ces­são de uso por 30 anos pe­lo lan­ce mí­ni­mo: U$$ 316,9 mi­lhões ou R$ 439 mi­lhões na épo­ca (Cor­reio do Es­ta­do 23/06/96 - MS).

Bau­ru lo­go re­ce­beu a vi­si­ta do gru­po, que pas­sou a se cha­mar No­vo­es­te. O pre­si­den­te Glen Pat­ter­son Mi­cha­el e ou­tros di­re­to­res, após pro­me­te­rem a cons­tru­ção de um ho­tel na ci­da­de, tran­ca­ram a es­ta­ção e nun­ca mais apa­re­ce­ram. Ho­je, se­gun­do o his­to­ri­a­dor João Fran­cis­co Ti­dei de Li­ma, res­tam na ci­da­de seis fun­ci­o­ná­ri­os res­pon­sá­veis pe­la ma­nu­ten­ção dos dor­men­tes e tri­lhos.

Es­se iní­cio de re­la­ção en­tre fun­ci­o­ná­ri­os da an­ti­ga Re­de com o em­pre­sa­ri­a­do nor­te-ame­ri­ca­no já cha­ma­va à aten­ção no pe­río­do que an­te­ce­deu o lei­lão. An­tes do pro­ces­so de pri­va­ti­za­ção, a RFFS/A con­ta­va com 40,5 mil fun­ci­o­ná­ri­os. Em de­zem­bro de 1995, pou­co an­tes da con­ces­são, 18 mil fun­ci­o­ná­ri­os fo­ram de­mi­ti­dos. Nu­ma en­tre­vis­ta três me­ses após o lei­lão pa­ra a Re­vis­ta Fer­ro­viá­ria (ou­tu­bro de 1996), Glen acre­di­ta­va que até o fi­nal de 1997 ge­ra­ria 160 mil em­pre­gos di­re­tos.

Ho­je, a No­vo­es­te, jun­to com a Fer­ro­ban e a Fer­ro­nor­te, com­põe o gru­po Bra­sil Fer­ro­vi­as S/A. Res­tam no Bra­sil me­nos de 20 km de ma­lha fer­ro­viá­ria, tan­to quan­to na dé­ca­da de 20. Só que na Re­pu­bli­ca Ve­lha to­da es­sa ex­ten­são fun­ci­o­na­va. Ago­ra, en­tre su­ca­tas, dor­men­tes po­dres e bi­to­las in­com­pa­tí­veis (no Bra­sil, se­gun­do João Fran­cis­co, a mai­or par­te das es­tra­das de fer­ro é com­pos­ta por bi­to­las mé­tri­cas – fá­ceis de ins­ta­lar e com efi­ci­ên­cia re­du­zi­da por não su­por­ta­rem trens em al­ta ve­lo­ci­da­de - po­rém há re­giões, co­mo o nor­te do país, que uti­li­zam bi­to­las de ou­tros ta­ma­nhos), pou­co so­brou em fun­ci­o­na­men­to.

Além dis­so, a Bra­sil Fer­ro­vi­as dei­xou de pa­gar em dia o ar­ren­da­men­to (si­mi­lar a um “alu­guel” es­ti­pu­la­do no con­tra­to de con­ces­são). No ano pas­sa­do, o jor­nal Fo­lha de S.Paulo (28/04/03) con­ta­va que só no pri­mei­ro tri­mes­tre a Fer­ro­ban, que per­ten­ce ao gru­po Bra­sil Fer­ro­vi­as, ha­via acu­mu­la­do um pre­juí­zo lí­qui­do de 34,6 mi­lhões de re­ais. No mes­mo pe­río­do fo­ram fei­tos qua­tro pe­di­dos de con­cor­da­ta.

Só pa­ra lem­brar: Gil­mar M. Di­as tam­bém per­deu o em­pre­go com a pri­va­ti­za­ção. Sua car­ta e tu­do o que res­ta da his­tó­ria da RFFS/A (an­ti­ga No­ro­es­te) en­con­tram-se no Cen­tro de Me­mó­ria Re­gi­o­nal da UNESP-RFFS/A.

Wil­li­ans Faus­to, es­tu­dan­te de jor­na­lis­mo (na épo­ca)

Compartilhe