Influências

Agora há pouco na rua, voltando do almoço, com a Fer e a Ana Clara, saí-me com esta: - "puxa, mas que sábado sorumbático!" Um pouco antes, eu havia passado no posto de combustível, e o frentista: - "o dia está estranho..." Hoje, as nuvens entrincheiram-se no firmamento como se fossem defender-se numa guerra, um céu cinza e tristonho recobre nossa região.

É curioso como a redoma natural que nos envolve provoca influências no ser humano. Pesquisas científicas concluem que em países nórdicos ou em áreas mais cinzentas e frias do planeta eleva-se, por exemplo, o índice de suicídios. Também são mais comuns as terríveis depressões que afetam, inefavelmente, suas vítimas.

Noto outra curiosidade: quando eu disse "sábado sorumbático", francamente eu não quis incluir-me na típica soturnidade que um dia assim exala para, talvez, a maioria de nós. Não, eu não quis. Eu, na verdade, disse isso quase num tom de regozijo. Não me estranhe, por favor, mas devo salientar que acho estimulante viver dias cinzentos em meio à escalada de estações brilhantes de um país tropical como o nosso.

Talvez eu não suportasse esses dias para sempre, mas uma vez ou outra...bem, vou confessar, eu gostaria que houvesse um equilíbrio maior, vá lá: metade sol, metade nuvens - nuvens cinzentas, nuvens carregadas, nuvens entrincheiradas no firmamento como se fossem defender-se numa guerra, as nuvens contra a luminosidade do sol. Uns dias vencem elas, outros dias vence ele, e nós todos seguindo em frente, cada pouco espiando lá em cima um panorama da contenda, esta sim uma guerra santa, um espetáculo, um show de belas imagens, o sol rasgando-as com seus raios flamejantes, elas fechando-se em torno dele, cingindo-o num abraço macio, e nós todos seguindo em frente.

Tags: , ,

Comments are closed.