Nosso campo de batalha – Texto de Fernanda Villas Bôas

Bebezinho

No dia 10 de maio, nasceu o filho de uma querida amiga. Vê-lo mamando, corado e bochechudo, na mãe é uma cena reconfortante para os olhos e para o coração. Ela já o chama de príncipe e ele segue firme na sua realeza dentro de um macacão verde-claro tamanho PP. Lucas está nascendo num Brasil que promete se renovar. Quero acreditar que, daqui a 20 anos, esse compromisso tenha sido cumprido - pelo menos em parte. Que haja mais crianças nas escolas do que nas ruas; mais carreiras prósperas do que subempregos informais. Que haja ações sociais concretas, e não anteprojetos esboçados no computador; soluções efetivas, e não medidas paliativas. Que haja políticos competentes com ficha limpa, e não ladrões engravatados com contas recém-camufladas na Suíça. Espero que Lucas se orgulhe de pertencer a uma nação em que cada brasileiro saia da maternidade com a verdadeira patente de cidadão.

12 de junho

Está chegando o Dia dos Namorados, um bom motivo para os lojistas aquecerem as vendas de perfumes, ursinhos de pelúcia, camisetas, lingeries, bombons, flores e CDs. Ok, a data tem um notório apelo comercial, mas não deixa de ser romanticamente interessante pensar que o calendário se veste de cor-de-rosa em junho para celebrar a união dos apaixonados. Cada um tem uma história de amor diferente para contar, mas os sintomas são sempre os mesmos: pernas bambas, taquicardia, voz em falsete, suor frio, boca seca e um desejo irrefreável de acordar cantando uma música linda do Skank ou do Capital Inicial.

Santo Antônio

Se você acredita em simpatias e está solteira(o), anote esta: na noite de 12 de junho, recorte 12 pedaços de papel e escreva, em cada um deles, os nomes de declarados ou potenciais pretendentes. Dobre os papeizinhos em quatro partes e coloque-os em um prato fundo com água debaixo da sua cama. Na manhã do dia 13, assim que acordar, observe a situação do prato e grave o nome escrito no papel desenrolado: diz a cultura popular que é com essa pessoa que você irá se casar (ou viver uma trepidante história de amor, sabe-se lá...). Se notar dois ou mais papeizinhos abertos, a hipótese mais aceita é que você terá uma vida sentimental, no mínimo, (cof, cof!) bem movimentada.

(Não) afasta de mim esse cálice!

Quer surpreender seu amor? Então, dê de presente um vinho do porto de ótima qualidade no dia 12 de junho. Anote as marcas bacanas: Borges, Calem, Cockburn's, Croft, Delaforce, Ferreira, Fonseca, Graham's, Offley, Osborne, Porto Barros, Quinta Ervamoira, Quinta da Foz, Quinta da Leda, Quinta de La Rosa, Quinta do Infantado, Ramos Pinto, Real Companhia Velha, Romariz e Taylor's. A dica é de um amigo português, que mora... na Cidade do Porto!

Hard game

As imagens dos iraquianos torturados sugerem que a guerra, para grande parte dos combatentes americanos, é uma extensão da lan house da esquina. Uma filial, uma franquia, uma unidade 2. Um campo de batalha para aniquilar inimigos iguaizinhos aos bad guys que povoam os games. Será que o alto comando militar chefiado por Bush irá a julgamento internacional para crimes de guerra? Ou será que basta resetar a máquina e recomeçar do zero?

Comments are closed.