Mais opiniões de leitores sobre o livro PATER

Capa do livro PATER

Publico aqui algumas opiniões que estou recebendo de leitores que concluíram PATER.

“O primeiro capítulo do livro começa com o ano que nasci, 1985. Lembrei, em leitura da primeira página, do Mundo de Sofia; fala da relação de um coronel do exército e seu filho revolucionário. Tem como não gostar? É muito pano pra manga! Um pai autoritário e um filho Cara-pintada.” (Clique aqui para ler a resenha na íntegra)
Lilian Farias, formada em letras/português, escritora, blogueira e ativista social

“Narrativa deliciosa, emocionante!!! Amei esse livro! Parabéns Márcio Abecê!!! É o primeiro livro seu que leio e agora quero ler Parabala e Desrumo!!!”
Ana Paula Zacari Faria
Professora

Nem sempre podemos esperar que a vida nos dê tudo que desejamos…a certa altura da vida, diante das consequências dos caminhos que nós mesmos escolhemos, não mais nos é possível recuar, não mais nos é possível tomar um atalho que nos leve a corrigir o percurso.

Trecho do livro PATER… tão real que mexeu muito comigo…me levou de volta a momentos de minha vida que haviam ficado adormecidos e repensando os fatos, consegui entender o porquê."
Marcia M. Nagae

"Tenho que recomendar aos amigos a minha mais recente leitura. O livro PATER, do jornalista Márcio ABC (Giz Editorial, 2012), conta conflitos vividos na Era Collor entre um pai Coronel do Exército e um filho que desponta como líder estudantil na adolescência. Enquanto a leitura nos faz reviver importantes momentos da história do Brasil, também nos faz refletir sobre conflitos e emoções presentes em quase todas as famílias.
Merecem destaque pelo menos duas passagens: a descrição da encenação da Odisseia durante as passeatas, com Penélope representando a pátria; e o Coronel interagindo com um dos cães do seu canil, que não se adaptava ao resto do bando. Afinal, quem nunca sentiu que não se adapta ao seu bando?
O estilo de texto é leve e agradável, mas confesso que, no começo da leitura, não entendi por que o narrador consciente passava da consciência de um personagem para a de outro sem mudança de capítulos ou parágrafos como é comum nos textos que apresentam situação semelhante. Não conheci o autor pessoalmente. Estudei jornalismo em Bauru, onde ele trabalha, mas não fomos contemporâneos de faculdade. No entanto, algo me dizia que, pela experiência profissional que tem, Márcio tinha um propósito nessa narração continuada entre as consciências de vários personagens. E não me enganei. Claro que não vou contar o porquê. Sugiro que leia o livro."
Patrícia Maglio
Jornalista

"Em PATER me afeiçoei a dois personagens em especial: Doutora Dagmar, que a despeito de fatos e pessoas, navega pela história com suas coxas roliças, e Clint, o bobo da corte. Alexandre é encantador, embora todo mundo diga que adolescente é chato; ponto pra seleção e organização de memórias feita pelo Coronel- embora todo mundo desconfie que Dagmar, Clint, Alexandre e o coronel tenham um único pai."
Marli Nunes

"Excelente! Perfeita e envolvente radiografia literária dos anos Collor! Um símbolo da força da juventude, que abortada na época, renasceu agora nas ruas de junho!"
Luiz Vitor Martinello
Escritor

"PATER é um livro que traz uma emoção que acho que nem sabemos que existe dentro de nós. Fiquei muito satisfeito com a leitura."
Rafael Souza
Estudante

"A sensibilidade com que seu livro trata um tema tão delicado, a relação entre pai e filho, é de se admirar. Fiquei comovida em várias oportunidades durante a leitura. É um livro que não dá pra deixar pra depois, quando eu colocava ele de lado eu ouvia ele me chamar. Ótimo livro!"
Alice S. Fernandes
Estudante

"Li PATER e me emocionei com o livro."
Nádia Barnes
Secretária executiva

"Sensacional o livro PATER."
Marcelo Rocha
Jornalista

"Li Pater e adorei. Livro de gente grande."
Maria Elena Covre
Jornalista

"Caro Márcio ABC, aproveitei o Carnaval para ler seu livro PATER. Vou ser sincero, não gosto de ler autores que não conheço porque já tenho muitos que gosto e ainda preciso ler muita coisa deles. Outra coisa é que não comprei seu livro e não o leria se uma amiga não tivesse me emprestado. Comecei a ler seu livro no domingo de Carnaval durante a tarde e sem quase ter percebido no outro dia em vários momentos me lembrei que queria continuar lendo de noite. Uma leitura emocionante no avançar das páginas. Parabéns pelo seu livro e pelo seu blog também, pois o conheci hoje."
Fernando José
Professor

"Márcio, viajei por 30 horas na vinda de Cáceres para Cafelândia, os atrasos habituais devido as inúmeras paradas e as chuvas que foram demais, porém não senti o tempo passar, pois a leitura de "PATER" me envolveu tanto que não percebi o tempo, nem a distância. Encanta-me ler os seus escritos tão cheios de detalhes, e ainda me alegra muito saber que posso dizer que o Escritor Márcio ABC fez parte de minha adolescência e sempre será meu dileto amigo. PATER deveria ser um livro de cabeceira para tantos pais que sofrem o dilema de não saber demonstrar e viver o amor que sentem por seus filhos. A leitura prende a nossa atenção, passamos a ser parte integrante da história, porque torcemos muito pelo jovem Alexandre, que soube superar os seus conflitos pessoais e tomar as rédeas de sua vida e seguir mesmo sem o apoio do pai, e ao mesmo tempo torcemos para que o pai seja transformado , se não antes, pelo menos depois da queda do seu pedestal, que era a sua patente. O fim, bom o fim, lágrimas né, claro! Parabéns, muito bom!"
Zeli Carvalho

"Gosto demais do seu jeito de escrever...a gente se sente parte da narrativa. Por isso não preciso nem dizer quanto amei PATER, que terminei de ler agora. Maravilhoso."
Sonya Teixeira
Advogada

"Prezado Márcio ABC, ao ler seu livro me bateu uma grande saudade da época em que fomos para a rua com as caras pintadas. Vinte anos se passaram e muita coisa continua se repetindo na nossa política. Mas lendo seu livro, no fim, é perceptível a capacidade de superação das pessoas, dos brasileiros. Parabéns por sua capacidade de nos transmitir essa esperança em seu livro."
Vítor Ribeiro
Formado em letras

"Teminei PATER. Me angustiava tanta coisa para acontecer e faltarem poucas páginas. Mas tudo se encaixou no final... A princípio me pareceu inverossímil o coronel narrar com tantos detalhes os passos do filho que pouco conhecia, mas pude entender como mergulhou em suas memórias para, enfim, ficar íntimo dele. Parabéns pela obra! Que venham muitas outras."
Fernando Beagá
Jornalista

“Ótimo. Leitura agradável e envolvente. Os personagens (especialmente os dois protagonistas) são completos, tridimensionais, e o drama entre eles foi muito bem construído (se o autor fosse eu, provavelmente viraria uma novela mexicana, não ia dar certo, mas tu o fizeste com elegância). Parabéns mais uma vez. Estás construindo uma carreira de romancista firme, consistente, e eu me orgulho de acompanhá-la desde o começo (ainda levo o Parabala a saraus, quando me pedem para ler alguma coisa).”
Leonardo Brasiliense
Escritor vencedor do Jabuti

"Li Pater em duas noites, devorando cada palavra, negando o sono porque queria ver o que aconteceria com Alexandre. Chorei no final. Amei! Delicioso, imprevisível, situado histórica e maravilhosamente bem."
Márcia Buzalaf
Jornalista

"Acabo de ler o seu livro PATER. Fantástico! Parabéns!!!!"
Pablo Ferreira
Engenheiro civil

"Acabei de ler seu livro. Surpreendente e maravilhoso! O movimento dos caras pintadas em SP marcou meu terceiro colegial, participamos ativamente em 92! Que saudade. Fiquei encantada com o livro!"
Joelma Marino
Jornalista

"Pater em uma palavra: ENVOLVENTE. Leitura sensacional!!!! Na era que somos obrigados a contar caracteres, escrever cada vez mais em menos palavras, seu livro tem o poder de fazer esquecer essa 'ditadura contemporânea'."
Fernanda Iarossi
Jornalista

"Comecei a ler Pater ontem e hoje já terminei. Estou, no momento, dominado pela tristeza que bate quando uma leitura boa chega ao fim. Que história maravilhosa! Original, bem escrita e emocionante. Parece clichê de matéria elogiosa encomendada, mas não é: é impossível parar de ler. Ainda estou sem fôlego e com lágrimas nos olhos por conta do final."
Gabriel Garcia Martinão
Estudante

“Prezado Márcio, gostei muito de teu romance PATER. Excelente narrativa. A peteca não cai, isto é, tu manténs o leitor sempre atento, seguindo uma história que não perde o ritmo.
“Quando a história parece ir para determinado caminho, tu provocas grandes surpresas. Uma abordagem delicada da relação entre pai e filho, e, mesmo assim, um romance que não fica contido neste aspecto psicológico - importantíssimo, é claro (quem sou eu para dizer que essa relação não é fundamental...).
“ Na certa muitos dos teus leitores devem ter se queixado do que acontece com teu personagem principal. Uma lástima! Naquela hora, fiz parte da turma que disse: puxa vida, por quê? Mas o último capítulo me fez mudar de ideia. Excelente. Virou a história novamente.
Um baita livro!”
Vitor Biasoli
Escritor e poeta

"Oi Márcio tudo bem? Acabei de ler Pater. Adorei. Que leitura deliciosa a gente faz quando há uma estória rica em detalhes. Uma viagem no tempo, lembranças não tão agradáveis sobre acontecimentos políticos que não gostaríamos de ter vivido, mas um emocionante relato das relações humanas e uma boa dose de reflexão sobre como nós mesmos estamos traçando nossas vidas. Parabéns."
Maria América Ferreira
Jornalista

"Márcio, acabei de ler seu livro Pater. Como sempre acontece quando leio seus livros, fiquei presa à história, à maneira como você narra os fatos que acompanhei de perto na época em que aconteceram, e aos personagens que você criou. Parabéns mais uma vez."
Ana Flores
Escritora e tradutora

“Márcio, o seu livro está espantosamente bem escrito, o léxico utilizado é perfeito, limpo, enxuto, simples, e, por isso mesmo, extremamente elegante; construções de imagens eficientes, emocionantes e expressivas; capítulos bem equilibrados e bem divididos; diálogos bem feitos; os personagens são, sem exceção, muito bem construídos e coerentes.
“De maneira muito sensível, você vai desfiando a difícil relação entre pai e filho. Ambos de personalidades complexas (afinal de contas, como todos nós), imersos em um grande sofrimento provocado pela incomunicabilidade. A evolução do pai é claríssima, apesar de sutil, na sua mudança, por exemplo, na maneira de ver o amigo gay do filho; no esforço em se manter apenas em espera diante de situações com as quais não concorda, contrariando o hábito exigido por sua profissão.
“A evolução do filho também é esmiuçada de maneira comovente, em sua passagem de criança a homem, em sua força ao aguentar, em silêncio, revelações terríveis sobre o pai.
“O final é surpreendente, com a lembrança/descoberta do que delineou essa relação tão difícil e dolorida.
“Seu livro é universal, como a boa literatura, porque traz à tona dores profundas possíveis na vida de cada um de nós, em nossos relacionamentos. PATER ‘esfrega na cara do leitor’ a responsabilidade de todos nós ao tomarmos decisões, ao agirmos de uma maneira ou de outra, ao deixarmos para depois um abraço, um beijo, um gesto ou palavra de amor. Mostra a inexorabilidade do destino e a fragilidade do controle da vida e da morte. Mostra, por fim, a capacidade de superação que nos acompanha, tornando-nos sobreviventes ainda capazes de ser felizes.
“Além disso, o livro é um excelente testemunho dessa fase tão conturbada da política brasileira, passando pelos anos de chumbo da ditadura militar.
Meus parabéns!”
Lúcia Facco
Doutora em literatura e crítica literária

“Como sempre a surpreender a todos, inclusive no seu próprio mundo com PATER. Tinha uma ideia já formulada sobre o livro até que ela foi destruída com o uso de poucas palavras: esse é o Márcio, o nosso Márcio, o Márcio de todos (ou de poucos), mas ainda assim o Márcio O grande Márcio com seu grande livro."
Gabriel Feza
Estudante

"Terminei de ler PATER, do querido Márcio ABC. Sem formação de crítica cultural, consigo ir pouco além do “gostei”, “li-em-uma-sentada” ou “é-um-livro-que-prende”. De toda forma, vou compartilhar algumas percepções, mesmo que não sejam brilhantes.
"A elas: de fato, o livro prende, li em uma semana e gostei muito. A obra cumpre aquela função da literatura de nos fazer refletir sobre nós mesmos, nossas emoções, a forma como vemos o mundo.
"No caso de PATER, a reflexão principal gira em torno das relações mais próximas, como filhos ou como pais. E isso foi tão intenso que precisei de quase outra semana para conseguir escrever sobre o livro, mesmo que poucas linhas. É como aquele filme, que não termina ao sair do cinema. Fica insistentemente martelando em nossa mente por dias. Minha relação com PATER foi assim. Depois da última página, ele continuava indo e vindo.
"Além dessa intensidade com que Márcio trabalha os personagens, gostaria de destacar que ele consegue surpreender, também no estilo, em relação às duas outras obras – Parabala e Desrumo (sou sua leitora fiel). Honestamente, estava curiosa para ver como ele se livraria do ambiente rural e, muito provavelmente, da inspiração vinda de suas experiências em Lagoa Seca. Mas, ABC também transita com maestria pelo mundo urbano. Parece-me um indicativo claro de um ótimo escritor. Recomendo!"
Roseane Andrelo
Jornalista e professora universitária

"Caro Márcio ABC, eu não o conhecia. Um amigo estudioso de literatura indicou-me seu livro “Desrumo”, que li e considerei uma grande obra por sua magnitude literária, construção de palavras e frases inesquecíveis. Agora, conhecendo o autor, vi seu novo livro numa loja virtual e o encomendei. Completamente diferente do anterior e novamente uma delícia de leitura. Outra linguagem, mas a mesma capacidade de nos prender e nos fazer pensar sobre a vida. Gostei, aprovei e já o emprestei."
Alcino Lima
Professor

"Acho tão difícil escrever qualquer coisa sobre obras de arte... Pior ainda quando a obra é de um amigo, caso do livro "PATER", do Márcio ABC. Gosto sempre de ser isenta e, num caso desse, admito: é quase impossível. A melhor coisa é tentar ser sincera. Lá vai: gostei muito do perfil psicológico dos personagens. Bem definidos, profundos. Engraçado, mas vi o Márcio tanto no pai como no filho. O tempo todo. Isso foi o mais marcante. Como já escreveram outras pessoas, é livro para pegar e só largar no fim. Livro que gruda. Na tentativa quase impraticável de manter a sinceridade, tem uma coisa que me deixou intrigada e com vontade de saber mais. É sobre a tortura de um militar por outros militares. Foi castigo? Foi para arrancar uma confissão? Militares torturam mesmo outros militares? Acho que o tema dá um PATER 2."
Cristina Camargo
Jornalista

"Acabei de ler o livro PATER de Márcio ABC. ADOREI!!!! Ele é um escritor maravilhoso. Seu texto é inebriante e tem o poder de prender a atenção até a última linha. Indico a todos vcs. Não percam!!!!!!!!"
Christiane Lippi
Bancária

"Prezado autor, durante a leitura de seu livro, num momento inicial, suspeitei estar lendo uma obra de um escritor direitista, por suas alusões a um coronel até certo ponto sensível, mas em seguida, no andamento da história, compreendi a bela mensagem que você procura passar. Parabéns!"
Flávio Martins
Consultor de vendas

"Márcio ABC, li seu livro e não acho que seja uma obra-prima, mas é um livro muito bom, sem dúvida, daqueles que começamos a ler e nossa mente fica nos lembrando a todo momento que precisamos continuar, nossa curiosidade fica nos cobrando, sabe? Uma coisa que me marcou bastante foi ver o tratamento que você deu ao coronel. Geralmente, os militares são tratados de um jeito frio e calculista. Você deu uma chance a ele. Gostei muito disso também. Valeu a pena conhecer um novo autor."
Vera Lúcia Freitas
Comerciante


Veja também algumas publicações sobre o livro na mídia

Tags: , ,

Comments are closed.