Simples

As melhores lições de jornalismo estão no dia-a-dia. Claro que os livros e as teorias desenvolvidas por meio de estudos, análises e pesquisas são fundamentais. Mas sem a simplicidade do cotidiano, sem o modo simples como as coisas mais complexas podem se apresentar, a teoria fica de perna quebrada.

Vejam esta: uma vez, meu amigo Déco, que tem um jornal semanal, respondeu assim a um leitor que reclamou sobre a falta de mais conteúdo no semanário dele: “O meu jornal é só pra dar uma olhadinha por cima” (ahahahahahahaha). Sensacional! Moral da história: o que poderia ser visto como algo negativo nos faz também um alerta: tudo deve ser avaliado conforme o projeto. A que o veículo se propõe? Sem projeto, o jornalismo se perde em meio a tantas possibilidades que se apresentam, tanto para quem o faz quanto para quem o consome. Com uma proposta bem definida, tudo fica mais fácil, claro e honesto para todo mundo.

E para encerrar o papo com o leitor, o Dequinho ainda deu um conselho a ele: “Se você quiser ler bastante notícia, é só comprar a Folha ou o Estadão”. Esse papo rolou numa banca em Cafelândia na década de 1980. Mais uma vez, sensacional!

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