Abacaxi

Quero fazer justiça a ele. O termo “abacaxi” para designar um problema é um desrespeito à fruta. Abacaxi é bom demais. Tem gente que acha seu sabor com acidez exagerada. Algumas frutas trazem uma parte com o azedume desequilibrado, é verdade. Mas no conjunto, trata-se de uma fruta de personalidade. Não é, por exemplo, uma banana. Uma banana, e também uma maçã, você come sem surpresas. São frutas pacientes, que se permitem mordidas e mastigações de modo submisso. Chega a ser irritante. O abacaxi, não. O abacaxi reage. Reluta. Avisa que com ele não tem vida fácil, desde ser descascado até ser engolido.

Já ouvi várias versões sobre as qualidades do abacaxi. Uma delas é que ele não tem qualidade. Diz que não serve pra nada. Que absurdo! Também já me disseram que a única coisa que se aproveita dele é o “osso”. Logo o osso, que todo mundo joga fora. Eu, depois dessa, passei a comê-lo também, desde que não seja muito duro. Outra informação que obtive: o abacaxi faz bem para o sêmen; aumenta a quantidade e melhora a coloração, o visual (ahahahahahah).

A verdade é que eu como por um simples motivo: gosto de frutas fortes. É mais ou menos como aquele caso do sujeito que chega numa roda e ouve as pessoas comentarem sobre as propriedades de certa cerveja. Um diz: “eu gosto de tomar porque ela é encorpada”. O outro: “a cevada se faz sentir”. Outro mais: “ela me traz uma nostalgia de tempos bons”. E, por fim, o sujeito: “eu gosto porque ela me dá uma zonzurinha gostosa” (ahahahhahah).

Outro abacaxi

Na época em que eu morava no sítio (onde nasci e fiquei até os 7 anos de idade, e depois ainda continuei a conviver por um bom tempo), meu pai e meus tios descascavam o abacaxi na roça, colhido na hora em meio às ruas de café. Mesmo quente (morninho, vá lá), nada melhor do que um abacaxi comido ali, no momento em que é apanhado. Mais uma prova do valor dessa fruta saborosíssima. Tente chupar uma laranja que não esteja ao menos fresca. Tente chupar outras frutas. O abacaxi supera facilmente esse obstáculo. É como a Coca-cola e o guaraná. A Coca geladíssima é incomparável, idílica eu diria. Mas vá tomá-la sem estar gelada. O mesmo já não acontece com o guaraná. Guaraná dá pra beber até quente. E não tem nem zonzurinha.

Comments are closed.