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Cinema de lágrimas - Texto de Dudu Oliva

quinta-feira, 28 de junho de 2007 Texto de

Quan­do ve­jo um fil­me que me mar­cou, re­cor­do do dia quan­do o as­sis­ti, dos pen­sa­men­tos e dos sen­ti­men­tos que sen­tia na épo­ca. As­sis­ti a “Ci­ne­ma de lá­gri­mas” (1995) quan­do fa­zia a mal­di­ta mo­no­gra­fia de fim de cur­so, em 2004.

O te­ma abor­da­do da mi­nha pes­qui­sa era a di­fe­ren­ça en­tre no­ve­las me­xi­ca­nas e bra­si­lei­ras. Pa­ra en­ten­der a cons­tru­ção do con­cei­to do me­lo­dra­ma, pe­guei na bi­bli­o­te­ca da fa­cul­da­de o li­vro “Me­lo­dra­ma: o ci­ne­ma de lá­gri­mas da Amé­ri­ca La­ti­na” (1992), de Sil­via Oroz.

Se­gun­do a au­to­ra, no pe­río­do da in­tro­du­ção do me­lo­dra­ma mo­der­no é a Co­mé­dia “Lar­moyan­te” seu an­te­ce­den­te mais dis­tan­te. Es­te ti­po de co­mé­dia ba­se­ou-se num sen­ti­men­ta­lis­mo con­ser­va­dor e com pre­o­cu­pa­ções mo­ra­li­zan­tes. Ins­pi­ra­va-se nu­ma for­te pai­xão ir­ra­ci­o­nal e ba­se­a­va-se no prin­cí­pio de Rous­se­au so­bre a bon­da­de na­tu­ral do ho­mem.

Pai­xões su­a­ves e a vir­tu­de re­com­pen­sa­da são os te­mas da Co­mé­dia “Lar­moyan­te”, cu­jo fio con­du­tor é um for­te sen­ti­men­ta­lis­mo. O sen­ti­men­ta­lis­mo con­ser­va­dor e a pre­o­cu­pa­ção mo­ra­li­zan­te fa­zem par­te à es­tru­tu­ra for­mal e ide­o­ló­gi­ca re­la­ti­va ao me­lo­dra­ma ci­ne­ma­to­grá­fi­co. Tal co­mo as pai­xões su­a­ves e a vir­tu­de re­com­pen­sa­da po­vo­a­ram seu uni­ver­so ar­gu­men­ta­ti­vo. O ro­tei­ro do fil­me foi ba­se­a­do nes­te li­vro pe­la pró­pria au­to­ra Sil­via Oroz e pe­lo ci­ne­as­ta Nel­son Pe­rei­ra dos San­tos. O fil­me pos­sui uma me­ta­lin­gua­gem e nar­ra a his­tó­ria de Ro­dri­go Fer­rei­ra, que re­sol­ve pro­cu­rar o fil­me, que sua mãe viu an­tes de mor­rer. Pa­ra aju­dá-lo, con­tra­ta um jo­vem es­tu­dan­te de ci­ne­ma. Jun­tos, vi­a­jam pa­ra a Ci­da­de do Mé­xi­co, com a fi­na­li­da­de de con­sul­tar os ar­qui­vos da Ci­ne­ma­te­ca da Uni­ver­si­da­de Autô­no­ma: bus­cam um me­lo­dra­ma, o gê­ne­ro que ob­te­ve imen­sa po­pu­la­ri­da­de em to­da a Amé­ri­ca La­ti­na, en­tre os anos 30 e 50.

Os fil­mes são es­co­lhi­dos de acor­do com os prin­ci­pais te­mas abor­da­dos pe­lo me­lo­dra­ma: o amor, a pai­xão, o in­ces­to, a do­en­ça e a mu­lher. O re­cor­te fo­ram os fil­mes com a fo­to­gra­fia em P&B de Ga­bri­el Fi­gue­roa, os de­sem­pe­nhos de Ni­non Se­vil­la, Ma­ria Fe­lix e Li­ber­tad La­mar­que, a di­re­ção de Emi­lio Fer­nan­dez e Luis Buñu­el.

En­quan­to na te­la os fil­mes se su­ce­dem, uma ou­tra his­tó­ria de amor meio platô­ni­ca acon­te­ce na pe­que­na sa­la es­cu­ra, en­tre o jo­vem es­tu­dan­te e o ve­lho di­re­tor. Exis­te um cli­ma de sus­pen­se na his­tó­ria, que só se­rá re­ve­la­do no des­fe­cho.

OROZ, Sil­via. Me­lo­dra­ma: o ci­ne­ma de lá­gri­mas da Amé­ri­ca La­ti­na. Rio de Ja­nei­ro: Rio Fun­do, 1992.

http://www.rio.rj.gov.br/riofilme/site2005/site/filme_cada.php?id=74660265

E-mail: dudu.oliva@uol.com.br

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