Du­ran­te dois anos e meio, a pro­fes­so­ra Ra­quel Dis­ci­ni de Cam­pos, do De­par­ta­men­to de His­tó­ria do IMES-FAFICA (Ins­ti­tu­to Mu­ni­ci­pal de En­si­no Su­pe­ri­or de Ca­tan­du­va), vas­cu­lhou ar­qui­vos de jor­nais de São Jo­sé do Rio Pre­to pu­bli­ca­dos na dé­ca­da de 1920. Con­vi­veu com jor­na­lis­tas, cro­nis­tas e es­cri­to­res da épo­ca. Res­pi­rou mui­to ve­ne­no pa­ra cu­pim, co­mo ela pró­pria sa­li­en­ta. Mas va­leu a pe­na. O re­sul­ta­do des­se tra­ba­lho che­ga às ban­cas nas 197 pá­gi­nas do li­vro A “prin­ce­sa do ser­tão” na mo­der­ni­da­de re­pu­bli­ca­na: ur­ba­ni­da­de e edu­ca­ção na Rio Pre­to dos anos 1920 (Edi­to­ra An­na­blu­me – SP). É atra­vés des­sa obra, sur­gi­da de sua dis­ser­ta­ção de mes­tra­do, que Ra­quel se de­bru­ça so­bre a aná­li­se da pro­pa­ga­ção da edu­ca­ção atra­vés da im­pren­sa no iní­cio do sé­cu­lo pas­sa­do em Rio Pre­to. Uma obra pa­ra os in­qui­e­tos, as­se­gu­ra a au­to­ra, que fez o lan­ça­men­to no úl­ti­mo dia 4 de ju­nho, na Swift/Universidade Li­vre das Ar­tes (ave­ni­da Du­que de Ca­xi­as, s/n), em São Jo­sé do Rio Pre­to.

Se­gue en­tre­vis­ta com a au­to­ra:

O que a le­vou a pes­qui­sar es­se as­sun­to?

A dis­po­ni­bi­li­da­de das fon­tes aqui em Rio Pre­to, a ri­que­za da He­me­ro­te­ca Da­rio de Je­zus, que con­ser­va um acer­vo be­lís­si­mo com os jor­nais do iní­cio do sé­cu­lo, e a pai­xão pe­la te­má­ti­ca edu­ca­ci­o­nal.

Vo­cê cons­truiu um pa­no­ra­ma da cul­tu­ra le­tra­da da­que­la épo­ca. Co­mo vo­cê ana­li­sa as prin­ci­pais di­fe­ren­ças fa­zen­do uma com­pa­ra­ção com os di­as de ho­je?

É to­tal­men­te diferente...Naquela épo­ca ha­via um pro­je­to pa­ra a ci­da­de, pa­ra o Es­ta­do de São Pau­lo e pa­ra a na­ção. Os jor­nais re­fle­ti­am es­se pro­je­to, es­sa ar­ti­cu­la­ção de idéi­as. Foi um mo­men­to riquís­si­mo em que par­te das eli­tes bra­si­lei­ras acre­di­ta­ram que re­al­men­te po­de­ri­am trans­for­mar o país.

Co­mo vo­cê ana­li­sa o pa­pel da im­pren­sa co­mo di­fu­so­ra de edu­ca­ção? Vo­cê acha que há es­sa pre­o­cu­pa­ção ho­je? Ha­via na­que­la épo­ca?

Na épo­ca, a te­má­ti­ca edu­ca­ci­o­nal era uma ver­da­dei­ra ob­ses­são pa­ra os jor­na­lis­tas. Era por meio da edu­ca­ção que eles acre­di­ta­vam po­der trans­for­mar a na­ção. Ob­vi­a­men­te, os jor­na­lis­tas ti­nham um dis­cur­so eli­tis­ta, acre­di­ta­vam ser a “vis­ta da na­ção”, os “cé­re­bros ilu­mi­na­dos”, co­mo di­zia Rui Bar­bo­sa, per­so­na­gem sem­pre ci­ta­do pe­los jor­na­lis­tas de Rio Pre­to. Atu­al­men­te, tam­bém fa­la-se mui­to em edu­ca­ção, mas me pa­re­ce que a edu­ca­ção é de­ba­ti­da na mí­dia pau­lis­ta, e mes­mo por mui­tos edu­ca­do­res, mui­to mais co­mo uma mer­ca­do­ria - so­bram idéi­as do ti­po “é pre­ci­so edu­car-se pa­ra com­pe­tir me­lhor no mer­ca­do de tra­ba­lho” e coi­sas do ti­po - do que co­mo uma ma­nei­ra de me­lho­rar o gê­ne­ro hu­ma­no. Uma pe­na!

No li­vro, vo­cê co­men­ta a res­pei­to de uma im­pren­sa (do iní­cio do sé­cu­lo pas­sa­do) mo­no­po­li­za­da pe­los ho­mens. Que ti­po de abor­da­gem vo­cê faz a es­se res­pei­to em sua pes­qui­sa?

Ine­ga­vel­men­te mo­no­po­li­za­da pe­los ho­mens. Eram eles que de­ti­nham o pri­vi­lé­gio da es­cri­ta! Mas exis­ti­am al­gu­mas mu­lhe­res es­cre­ven­do aqui em Rio Pre­to. Ml­le Ci­ne­ma, por exem­plo, es­cre­via so­bre o co­ti­di­a­no da ci­da­de de Rio Pre­to, e, nas ci­da­des mai­o­res, as mu­lhe­res co­me­ça­vam a ocu­par, ain­da ti­mi­da­men­te, o pos­to de jor­na­lis­tas. Mas a ques­tão do gê­ne­ro não foi uma pre­o­cu­pa­ção mi­nha.

Vo­cê tam­bém tra­ta das as­pi­ra­ções da­que­la épo­ca quan­to à mo­der­ni­za­ção do país e da pró­pria ci­da­de. Dá pa­ra tra­çar um pa­ra­le­lo com ba­se no de­se­jo da so­ci­e­da­de atu­al, que sem­pre es­tá em bus­ca de mo­der­ni­za­ção?

Os pa­ra­dig­mas são outros...Naquela épo­ca en­ten­dia-se a mo­der­ni­za­ção do país co­mo uma es­pé­cie de hi­gi­e­ni­za­ção dos cos­tu­mes, da ra­ça e da mo­ral. Na ver­da­de, o dis­cur­so dos jor­na­lis­tas era bas­tan­te in­flu­en­ci­a­do pe­lo dis­cur­so dos mé­di­cos, for­tís­si­mo no iní­cio do sé­cu­lo XX. Tí­nha­mos co­mo pa­râ­me­tro o ide­al de ci­vi­li­za­ção eu­ro­péia, mui­to di­fe­ren­te da bra­si­lei­ra. Acre­di­to que ho­je a ques­tão da mo­der­ni­za­ção do país, mui­to mais do que es­tar li­ga­da a ques­tões de de­sen­vol­vi­men­to tec­no­ló­gi­co - sem dú­vi­da im­por­tan­tes - pas­sa prin­ci­pal­men­te pe­la di­mi­nui­ção da de­si­gual­da­de so­ci­al bra­si­lei­ra, pro­ble­má­ti­ca que não es­ta­va pos­ta pa­ra os jor­na­lis­tas da “prin­ce­sa do ser­tão”.

Em re­la­ção à ques­tão edu­ca­ci­o­nal, é pos­sí­vel di­zer se os pri­vi­lé­gi­os quan­to ao aces­so da po­pu­la­ção são ho­je mais res­tri­tos do que no iní­cio do sé­cu­lo pas­sa­do? Ou na­que­le tem­po ha­via mais ex­clu­são?

Na­que­le tem­po, sig­ni­fi­ca­ti­va par­ce­la da po­pu­la­ção bra­si­lei­ra era anal­fa­be­ta. Por­tan­to, o aces­so era in­fi­ni­ta­men­te mais res­tri­to do que ho­je. É ine­gá­vel que es­ta­tis­ti­ca­men­te hou­ve um imen­so avan­ço na área edu­ca­ci­o­nal. Atu­al­men­te, a cri­an­ça freqüen­tar a es­co­la é na­tu­ral, di­fe­ren­te­men­te da dé­ca­da de 1920, quan­do os jor­na­lis­tas ti­nham que lu­tar pa­ra que a po­pu­la­ção em ida­de es­co­lar fos­se pa­ra os gru­pos ci­ta­di­nos e es­co­las ru­rais. Res­ta sa­ber se o que é en­si­na­do pa­ra mi­lha­res de cri­an­ças que freqüen­tam re­gu­lar­men­te as es­co­las do país tam­bém me­lho­rou...

Pa­ra quem vo­cê in­di­ca seu li­vro?

Cu­ri­o­sos e in­qui­e­tos em ge­ral, prin­ci­pal­men­te pro­fes­so­res, his­to­ri­a­do­res, pe­da­go­gos e jor­na­lis­tas.

Vo­cê gos­tou da ex­pe­ri­ên­cia de au­to­ra? Pre­ten­de lan­çar no­vos li­vros nes­sa li­nha de pes­qui­sa?

O tra­ba­lho foi du­ro, su­a­do, complicado...Você ima­gi­na o que é fi­car dois anos e meio len­do dez anos de jor­nal dos anos de 1920? So­zi­nha, res­pi­ran­do ve­ne­no de cu­pim? Mas vo­cê não po­de ima­gi­nar a se­re­ni­da­de e a ale­gria que sen­tia ao la­do dos meus com­pa­nhei­ros cro­nis­tas da dé­ca­da de 1920... A mi­nha atu­al pes­qui­sa de dou­to­ra­do, que de­sen­vol­vo na Unesp de Ara­ra­qua­ra, ma­peia uma boa par­te dos dis­cur­sos edu­ca­ci­o­nais vei­cu­la­dos na im­pren­sa pau­lis­ta, e não so­men­te na Rio Pre­to dos anos de 1920...Estou co­me­çan­do tu­do de no­vo!

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