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Leia entrevista com o fotojornalista João Correia Filho

segunda-feira, 16 de junho de 2003 Texto de

O jor­na­lis­ta e fo­tó­gra­fo ou o fo­to­jor­na­lis­ta (co­mo quei­ram) João Cor­reia Fi­lho, tra­ta­do por Gandhi en­tre os ami­gos, fa­lou co­mi­go por e-mail. Em pau­ta, fo­to­gra­fia, guer­ra, Gui­ma­rães Ro­sa e a bus­ca pe­lo no­vo. Se­gue a e-mail­vis­ta (en­tre­vis­ta por e-mail) na ín­te­gra.

Már­cio ABC - Vo­cê me per­mi­te cha­má-lo de ci­ga­no da fo­to­gra­fia? Co­mo vo­cê ex­pli­ca sua in­qui­e­tu­de quan­to ao tra­ba­lho? Vo­cê não pá­ra: ora aqui, ora aco­lá. Um fo­tó­gra­fo de­ve ser in­qui­e­to?

João Cor­reia Fi­lho - Não sei se in­qui­e­to é a pa­la­vra cor­re­ta, mas acho que os fo­tó­gra­fos es­tão sem­pre em bus­ca de uma no­va his­tó­ria, um no­vo ân­gu­lo. Faz par­te da pro­fis­são. E is­so se apli­ca tan­to ao fo­to­jor­na­lis­mo co­mo à fo­to­gra­fia de for­ma ge­ral. Mes­mo em um es­tú­dio, o fo­tó­gra­fo tem que es­tar sem­pre bus­can­do um no­vo ele­men­to, se­ja um no­vo ce­ná­rio, uma no­va luz. No que diz res­pei­to ao fa­to de es­tar sem­pre em lu­ga­res di­fe­ren­tes, is­so é só a for­ma co­mo meu tra­ba­lho é fei­to: ora me cha­mam pa­ra fa­zer uma ma­té­ria aqui, ora aco­lá. Às ve­zes, me ocor­re uma idéia de ma­té­ria ou de en­saio fo­to­grá­fi­co que se pas­sa em São Pau­lo, ou­tras no ser­tão mi­nei­ro. Gos­to mui­to de vi­a­jar, de co­nhe­cer ou­tros lu­ga­res, ou­tras cul­tu­ras, e te­nho o pri­vi­lé­gio de unir as du­as coi­sas que mais amo: vi­a­jar e fo­to­gra­far.

Már­cio ABC - Vo­cê per­cor­reu o ser­tão de Mi­nas pa­ra re­com­por o uni­ver­so cri­a­do por João Gui­ma­rães Ro­sa em Gran­de Ser­tão: Ve­re­das. Acho que pos­so ima­gi­nar o quan­to al­go as­sim é emo­ci­o­nan­te, mas me di­ga vo­cê.

João Cor­reia Fi­lho - Ti­ve um en­vol­vi­men­to mui­to for­te com o li­vro Gran­de Ser­tão: Ve­re­das. Aliás, com gran­de par­te da obra de João Gui­ma­rães Ro­sa. Mas, a emo­ção e o pra­zer que es­se li­vro, es­pe­ci­fi­ca­men­te, me cau­sou fo­ram re­al­men­te mui­to for­tes. Apren­di mui­to so­bre o ser hu­ma­no len­do es­se li­vro, mui­to so­bre a na­tu­re­za, so­bre Deus, so­bre o di­a­bo, so­bre fim e co­me­ço. Es­se apren­di­za­do es­tá em fra­ses co­mo: “O re­al não es­tá na saí­da nem na che­ga­da: ele se dis­põe pa­ra a gen­te é no meio da tra­ves­sia”. Es­se pen­sa­men­to, por exem­plo, sem­pre me nor­te­ou.
En­tão co­me­cei a me per­gun­tar se ain­da ha­ve­ria al­go des­se uni­ver­so ro­se­a­no vi­vo no ser­tão mi­nei­ro. Fiz vá­ri­as vi­a­gens e me de­pa­rei com um mun­do que fa­cil­men­te fi­gu­ra­ria nas his­tó­ri­as de Ro­sa. Per­so­na­gens, pai­sa­gens, tu­do se ma­te­ri­a­li­za­va. Ten­tei cap­tar em mi­nhas fo­tos, do­cu­men­tar o que ain­da ha­via de Gran­de Ser­tão: Ve­re­das no in­te­ri­or da Bra­sil. A mai­or emo­ção foi che­gar lá e vi­ven­ci­ar a es­sên­cia que o li­vro me tra­zia. As pes­so­as fan­tás­ti­cas que co­nhe­ci, al­gu­mas com 96, 98 anos, tra­zen­do tan­ta ex­pe­ri­ên­cia, tan­tas his­tó­ri­as e es­tó­ri­as. Os lu­ga­res que vi­si­tei, o sol for­te, as ve­re­das, o chei­ro da­que­le ma­to. En­con­trar tu­do is­so foi re­al­men­te emo­ci­o­nan­te. O re­sul­ta­do é um do­cu­men­tá­rio fo­to­grá­fi­co que mos­tra co­mo eu en­xer­go es­se ser­tão, uma das in­fi­ni­tas for­mas de tra­du­zir es­se li­vro. Con­ta­do­res de his­tó­ria, bar­quei­ros, ben­ze­do­res, ho­mens maus, os ani­mais, a pai­sa­gem des­cri­ta no livro...Seria ca­paz de ci­tar in­fi­ni­tas re­la­ções en­tre o que fo­to­gra­fei e o tex­to de João Gui­ma­rães Ro­sa. O rio São Fran­cis­co, por exem­plo, tem uma im­por­tân­cia in­crí­vel na di­nâ­mi­ca de Gran­de Ser­tão: Ve­re­das. Na vi­da do ser­ta­ne­jo es­sa im­por­tân­cia tam­bém exis­te. As ve­re­das, ver­da­dei­ros oá­sis do ser­tão, on­de nas­ce a água do ser­tão, tam­bém são tra­ta­das com ex­tre­ma im­por­tân­cia no li­vro. O pró­prio no­me do li­vro já con­fir­ma is­so. Is­so tu­do es­tá re­gis­tra­do.

Már­cio ABC - Sua mais re­cen­te ex­po­si­ção re­ve­lou de­ta­lhes de vi­as pau­lis­ta­nas que le­vam o no­me de gran­des es­cri­to­res. Co­mo foi es­sa pes­qui­sa e qual a re­per­cus­são des­se tra­ba­lho?

João Cor­reia Fi­lho - Es­sa idéia es­ta­va em mi­nha ca­be­ça há bas­tan­te tem­po. Lo­go quan­do che­guei em São Pau­lo, pois mo­ro aqui há três anos, co­nhe­ci qua­se que por aca­so a rua João Gui­ma­rães Ro­sa. É uma rua cur­ta, com ape­nas du­as qua­dras, que pas­sa des­per­ce­bi­da, ape­sar de es­tar li­gan­do a Con­so­la­ção e a Au­gus­ta, du­as im­por­tan­tes ru­as da ca­pi­tal. Co­me­cei a pen­sar nas re­la­ções que po­de­ria ha­ver en­tre as ru­as e a obra de seus res­pec­ti­vos ho­me­na­ge­a­dos. Foi as­sim que sur­giu a idéia do Ru­as Li­te­rá­ri­as. O que era uma sim­ples idéia tor­nou-se uma ex­po­si­ção. Foi ma­té­ria na re­vis­ta CULT, em si­tes de fo­to­gra­fia, en­fim, acho que a idéia foi bem re­ce­bi­da. Tal­vez es­sa te­nha si­do a re­per­cus­são.

Már­cio ABC - Qual sua im­pres­são so­bre o fo­to­jor­na­lis­mo na­ci­o­nal de ho­je?

João Cor­reia Fi­lho - Acho que es­tá sur­gin­do uma no­va ge­ra­ção de fo­tó­gra­fos bem in­te­res­sa­dos nes­sa ques­tão do do­cu­men­tá­rio. Mui­tos já fi­ze­ram e con­ti­nu­am fa­zen­do es­se ti­po de tra­ba­lho. Aliás, me ins­pi­rei em ca­ras co­mo Cris­ti­a­no Mas­ca­ro, Pe­dro Mar­ti­ne­li, que são de uma ge­ra­ção an­te­ri­or à mi­nha. Mas ago­ra, com Thi­a­go San­ta­na, An­dré Pes­soa, en­tre ou­tros, sin­to que vem sur­gin­do um no­vo le­van­te em prol da fo­to­gra­fia do­cu­men­tal, por con­seqüên­cia, do fo­to­jor­na­lis­mo. Es­ta lin­gua­gem es­tá sen­do re­des­co­ber­ta. Cla­ro que o fo­to­jor­na­lis­mo ain­da es­bar­ra na fal­ta de es­tru­tu­ra que se tem pa­ra tra­ba­lhar no Bra­sil. Aqui, ain­da há pou­cas opor­tu­ni­da­des pa­ra o fo­to­jor­na­lis­ta ou pa­ra quem tra­ba­lha a fo­to­gra­fia de for­ma do­cu­men­tal. Por exem­plo: são ra­ras as bo­as re­vis­tas so­bre fo­to­gra­fia. E a mai­o­ria não é co­nhe­ci­da do gran­de pú­bli­co. Is­so di­fi­cul­ta. Só quem es­tá na área sa­be co­mo, a du­ras pe­nas, se lu­ta pa­ra so­bre­vi­ver só de fo­to­jor­na­lis­mo, to­can­do seus pro­je­tos pes­so­ais, etc. Mas, tal­vez, o fo­to­jor­na­lis­mo in­ter­na­ci­o­nal só te­nha van­ta­gem es­tru­tu­rais. Ou­tro dia um ami­go, Nil­ton Pa­vin, edi­tor da Re­vis­ta do Ex­plo­ra­dor, me dis­se que foi a uma pa­les­tra da fo­tó­gra­fa Jod Cobb, da Na­ti­o­nal Ge­o­graphic, e a de­sa­fi­ou a um en­saio fo­to­grá­fi­co nas con­di­ções que nós fa­ze­mos por aqui, com pou­cos fil­mes, sem di­nhei­ro, sem es­tru­tu­ra. Um fo­tó­gra­fo da Na­ti­o­nal sai com 800 fil­mes pa­ra uma ma­té­ria, fi­ca me­ses vi­a­jan­do. E cla­ro, vol­ta com um gran­de ma­te­ri­al. No Bra­sil, can­sei de fa­zer ma­té­ri­as gi­gan­tes, com ca­pa e tu­do, com ape­nas 8, 10 fil­mes. Eu mes­mo ten­to vi­a­jar com mui­to fil­me, mas não sei o que é fa­zer uma ma­té­ria com 100 fil­mes, por exem­plo. Tem gen­te no Bra­sil que faz, mas é uma mi­no­ria.

Már­cio ABC - E quan­to à guer­ra do Ira­que? A co­ber­tu­ra fo­to­grá­fi­ca foi boa?

João Cor­reia Fi­lho - Humm...difícil res­pon­der. Se dis­ser que co­ber­tu­ra fo­to­grá­fi­ca boa é me­di­da pe­lo fa­to de eu ter vis­to óti­mas ima­gens na im­pren­sa, acho que foi boa. Mas acho que há ou­tros pa­râ­me­tros pa­ra se di­zer se a co­ber­tu­ra foi boa. Uma guer­ra em que os fo­to­jor­na­lis­tas fi­cam à mer­cê dos exér­ci­tos já não po­de re­pre­sen­tar uma co­ber­tu­ra ide­al. Uma co­ber­tu­ra é boa quan­do a guer­ra nem aca­bou e já se es­que­ceu de tu­do? On­de es­tão os mor­tos? Não vi uma fo­to do pós-guer­ra que re­al­men­te mos­tras­se as con­seqüên­ci­as dis­so tu­do. Mas den­tro do que é per­mi­to, se ob­te­ve um bom re­sul­ta­do. O mun­do tá cheio de ex­ce­len­tes fo­to­jor­na­lis­tas, com gran­de ca­pa­ci­da­de de tra­ba­lho.

Már­cio ABC - Bem, de mi­nha par­te, abo­mi­no qual­quer guer­ra. Mas, não se­ja­mos hi­pó­cri­tas: a guer­ra per­mi­te a com­po­si­ção de um ri­co ce­ná­rio dra­má­ti­co, es­pe­ci­al­men­te quan­to à ima­gem. Vo­cê gos­ta­ria de par­ti­ci­par da co­ber­tu­ra de um con­fli­to ar­ma­do? Ou sua guer­ra é fa­zer ex­plo­dir a sen­si­bi­li­da­de pe­la ima­gem?

João Cor­reia Fi­lho - Co­mo fo­to­jor­na­lis­ta, é cla­ro que gos­ta­ria de par­ti­ci­par da co­ber­tu­ra de um con­fli­to co­mo a Guer­ra do Ira­que. De­ve ser uma ex­pe­ri­ên­cia fo­to­grá­fi­ca e hu­ma­na úni­ca. Es­ta­ria mes­mo sen­do hi­pó­cri­ta se dis­ses­se que não fa­ria ou que não gos­ta­ria de fa­zer. No en­tan­to, is­so não es­tá, no mo­men­to, co­lo­ca­do no ca­mi­nho que tra­cei pa­ra mi­nha fo­to­gra­fia. E pa­ra se co­brir uma guer­ra é pre­ci­so es­tar en­vol­vi­do nes­se ti­po de fo­to­jor­na­lis­mo. Ho­je es­tou vol­ta­do mui­to mais pa­ra a cul­tu­ra po­pu­lar, pa­ra li­te­ra­tu­ra do que pa­ra pro­ble­mas ur­ba­nos. Por is­so, fa­ço pou­cas ma­té­ri­as que tra­zem es­se uni­ver­so. É uma op­ção. Cla­ro que, se hou­ves­se ne­ces­si­da­de, ou um con­vi­te, fa­ria, afi­nal sou jor­na­lis­ta. Mas acho que as coi­sas apa­re­cem na me­di­da em que vo­cê pro­cu­ra. Mi­nha sen­si­bi­li­da­de es­tá fo­ca­da em ou­tras coi­sas. Por en­quan­to ten­to in­for­mar e en­can­tar com o uni­ver­so que mais me ape­te­ce.

Már­cio ABC - Exis­te re­cei­ta pa­ra a for­ma­ção de um bom fo­tó­gra­fo? Ou o bom fo­tó­gra­fo já nas­ce fa­zen­do a co­ber­tu­ra do pró­prio par­to (rs)?

João Cor­reia Fi­lho - Exis­te a re­cei­ta pa­ra a for­ma­ção de um bom pro­fis­si­o­nal. Pri­mei­ro: gos­tar mui­to do que faz, e em se­gun­do lu­gar se de­di­car bas­tan­te. João Gui­ma­rães Ro­sas, se me per­mi­te ci­tá-lo no­va­men­te, di­zia que o se­gre­do pa­ra tu­do é tra­ba­lho, tra­ba­lho, tra­ba­lho. E ele tra­ba­lha­va mui­to em ci­ma de ca­da li­nha de seus li­vros. Não acre­di­to que al­guém nas­ce fo­tó­gra­fo. O fo­tó­gra­fo se faz com mui­ta lei­tu­ra, de­di­ca­ção, prá­ti­ca, pa­ci­ên­cia e ex­pe­ri­ên­cia. E cla­ro, fo­to­gra­far mui­to. Só de­pois dis­so, ele vai co­me­çar a des­co­brir sua pró­pria luz, seu mo­men­to ide­al pa­ra fo­to­gra­far, sua lin­gua­gem. E es­sa des­co­ber­ta es­tá mui­to li­ga­da à his­tó­ria de ca­da um. Não exis­te fór­mu­la nem re­cei­ta pa­ra is­so.

Már­cio ABC - Tem idéia de quan­tas fo­tos já ti­rou? Co­mo vo­cê guar­da seu acer­vo?

João Cor­reia Fi­lho - Não te­nho idéia de quan­tas fo­tos já ti­rei. Quan­to a meu acer­vo, que pre­fi­ro cha­mar de ar­qui­vo, uti­li­zo os pro­ce­di­men­tos nor­mais: um ar­má­rio de pas­tas sus­pen­sas sem umi­da­de e com tem­pe­ra­tu­ra con­tro­la­da. Cos­tu­mo se­pa­rar mi­nhas ima­gens por re­por­ta­gem, já que é as­sim que tra­ba­lho. Pou­co a pou­co ve­nho or­ga­ni­zan­do por te­mas, mas a mai­o­ria ain­da é guar­da­da por as­sun­to.

Már­cio ABC - Já exis­te um no­vo pro­je­to em men­te?

João Cor­reia Fi­lho - Já exis­tem mui­tos pro­je­tos em men­te. Pen­so em fo­to­gra­fia 24 ho­ras por dia, sem achar que is­so se­ja uma ob­ses­são. Fi­co o tem­po to­do pen­san­do em en­sai­os e idéi­as. Quan­do es­tou len­do jor­nal, um li­vro, ven­do um fil­me, ou sim­ples­men­te an­dan­do pe­las ru­as pen­so em fo­to­gra­fia. Por en­quan­to, es­tou am­pli­an­do o Pro­je­to Ru­as Li­te­rá­ri­as. Pre­ten­do fa­zer um ma­pe­a­men­to da li­te­ra­tu­ra no in­te­ri­or de São Pau­lo, in­do pa­ra di­ver­sas ci­da­des, co­mo Bau­ru, Rio Pre­to, São Car­los, Ara­ra­qua­ra e fo­to­gra­far as ru­as com no­mes de es­cri­tor de ca­da uma de­las, trans­for­man­do mais tar­de em ex­po­si­ções fo­to­grá­fi­cas co­mo a que fiz no Sesc Vi­la Ma­ri­a­na. Tam­bém co­me­cei um no­vo en­saio so­bre a ro­ta dos aviões que pas­sam por São Pau­lo, vo­an­do bai­xo e com­pon­do a pai­sa­gem ur­ba­na. E so­bre­tu­do, es­tou dan­do con­ti­nui­da­de ao meu tra­ba­lho com o Gran­de Ser­tão: Ve­re­das, que ain­da há de me con­su­mir mui­tos anos. Além dis­so, há al­gu­mas ma­té­ri­as que es­tou co­me­çan­do a fa­zer ago­ra. Co­mo tra­ba­lho co­mo free-lan­cer, pre­ci­so es­tar sem­pre aten­to e ati­vo.

Már­cio ABC - Bom, pa­ra en­cer­rar, o pin­gue-pon­gue:
Uma gran­de fo­to: são mui­tas, mas sem­pre me lem­bro de uma do Car­ti­er Bres­son que tem um ca­sal de na­mo­ra­dos e um ca­chor­ro, for­man­do um cír­cu­lo na fo­to­gra­fia.

Sua gran­de fo­to: a da cas­sa­ção do Iz­zo (ex-pre­fei­to de Bau­ru, An­to­nio Iz­zo Fi­lho), ca­pa do Diá­rio de Bau­ru em 1998.

Es­cri­tor: João Gui­ma­rães Ro­sa, pos­so?

Li­vro: Gran­de Ser­tão: Ve­re­das

Co­mi­da: de vó

Ci­da­de: atu­al­men­te, São Pau­lo

So­nho: con­ti­nu­ar fo­to­gra­fan­do, sem­pre.

Fil­me: são mui­tos; um de­les, mais re­cen­te em mi­nha me­mó­ria, O Fi­lho da Noi­va.

Gos­ta de: vi­a­jar e fo­to­gra­far

Odeia: es­pe­rar

Már­cio ABC - Meu ca­ro Gandhi, vo­cê sa­be o quan­to eu o ad­mi­ro. Obri­ga­do por sua aten­ção e um gran­de abra­ço.

João Cor­reia Fi­lho - a ad­mi­ra­ção é re­cí­pro­ca.

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