Prato de verão para uma noite como hoje, sem carne

(Em homenagem a Ana Clara Villas Bôas Blanco Cava)
Às 4h da tarde, você colocou naquela gaveta da geladeira logo abaixo do congelador um vinho branco.

***

Pegue três fatias de pão de forma light e coloque numa daquelas travessas que podem ir ao forno (não no microondas, no fogão mesmo).
Passe sobre elas uma fina camada (mas em toda a área) de molho de tomate. Eu gosto do Tarantella e sempre está com um preço camarada.
Salpique um pouquinho de sal.
Corte rodelas bem fininhas de tomate maduro e coloque três em cada fatia.
Bote mais um pouco de sal por cima do tomate.
Despeje azeite extra virgem a gosto (o bom é nem muito nem pouco).
Leve ao forno alto.

***

Já no próprio prato onde você vai comer (de preferência um que não seja pequeno na circunferência), forre com três folhas grandes de alface, mas deixe um buraco no meio.
No buraco, você põe um pedaço de um bom queijo (você compra um pedaço de um bom queijo por uns R$ 9 e nessa receita nem precisa ir tudo, mas aí depende de seu gosto e de sua fome).
Sobre o alface, corte (do que sobrou do tomate) umas quatro rodelas.
Para cada rodela de tomate, umas duas azeitonas.
Abra uma lata de ervilha (eu adoro) e jogue a metade sobre o alface e o tomate. Se quiser deixar mais forte, use também alcaparras (eu adoro).
Jogue sal a gosto por cima de tudo isso (menos do queijo). Depois, bote azeite a gosto.

***

Quando você acabar de fazer isso, abra o forno e o pão já deverá estar bom (crocante). Se não estiver, abaixe o fogo e dê mais um tempinho até ficar do jeito que você gosta.

Tire a travessa do forno e coloque o pão em cima do conteúdo do prato.

Está pronto.

***

Bote o prato na mesa. Tire o vinho daquela gaveta da geladeira. Encha meia taça. Ao lado uma taça (ou copo) de água. É bom sempre beber a mesma quantidade de vinho e água. Se você gosta do vinho branco bem gelado, devolva-o ao congelador para a próxima rodada.

***

Numa noite como hoje, abra a porta da sacada (se você mora em apartamento) ou a janela de sua casa, deixe a brisa entrar. Ela faz parte do prato. Assim como você também pode fazer dois pratos ao invés de um...

Comments are closed.