10 papos com o escritor Leonardo Brasiliense

1 Você foi indicado ao Jabuti com um livro para adolescentes (embora eu o tenha lido e acho que serviu para mim também – rsrssssss). É a esse segmento que você pretende se dedicar mais a partir de agora ou a investida foi por acaso?

Leonardo – Esse livro foi escrito por sugestão de uma professora que trabalha literatura com adolescentes e de um amigo escritor de livros juvenis. Ambos viram que o miniconto funcionaria bem com nossos jovens apressados. Por enquanto, não tenho nenhum outro projeto no gênero.

2 O miniconto, gênero que você também namora, parecia ter vindo com um fôlego maior. Ou ele está aí e vai crescer?

Leonardo – Há muito que se explorar no conto. Não acho que o miniconto seja um gênero específico, mas apenas um conto bem pequeno, muito sintético, que exige uma apreensão especial do leitor.

3 Quando deu o estalo de escritor em você?

Leonardo - Na época da faculdade, quando eu tinha 22 anos. Não sei por que, mas de repente me deu vontade de contar uma história. Escrevi. Depois deu vontade de contar outra... E por enquanto a vontade continua.

4 O médico ajuda o escritor ou o escritor ajuda o médico?

Leonardo - A experiência de ver de perto o sofrimento humano faz a gente ter mais respeito pelo que escreve. São apenas palavras, mas traduzem coisas dolorosas, e isso não se pode esquecer.

5 Quem está dormindo na sua cabeceira?

Leonardo - Nero, do Alexandre Dumas.

6 A Flip acabou de acabar. A Flip costuma atrair atenções, figurões,
sensações. Quase não há outra coisa igual. Não é pouco para um Brasil
deste tamanho?

Leonardo - Considerando o número de leitores deste país, há até eventos literários demais.

7 Como desbravar os vastos campos fechados até a publicação?

Leonardo - Com persistência e paciência. Acho que nunca consegui publicar um livro antes de dois anos de sua escrita. Isso por um lado é bom. O texto amadurece e a gente acaba cortando excessos.

8 Que projetos andam em suas teclas?

Leonardo - Um livro de contos inspirado num parágrafo do Livro Segundo da Metafísica deAristóteles: "Assim como os olhos dos morcegos reagem à luz do dia, assim também a inteligência que está em nossa alma reage às verdades que, por si mesmas, são as mais evidentes." O título do meu livro será "Os morcegos".

9 A literatura imita a vida ou a vida imita a literatura?

Leonardo - A única coisa real é a vida. A literatura é uma tradução imperfeita que nos ajuda a compreendê-la, nada mais.

10 Erico ou Luis Fernando?

Leonardo - Erico.

Leonardo Brasiliense é escritor e médico em Santa Maria (RS).

Clique aqui para acessar o site dele

Comments are closed.