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Escritores e jornalistas elogiam “Parabala”

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2003 Texto de

Meu li­vro, Pa­ra­ba­la, re­ce­beu vá­ri­os elo­gi­os de es­cri­to­res e jor­na­lis­tas que já o le­ram. Um dos exem­pla­res da obra, in­clu­si­ve, foi le­va­do à Eu­ro­pa e aos Es­ta­dos Uni­dos pe­lo es­cri­tor Luiz Pau­lo Fac­ci­o­li, que tam­bém es­cre­ve re­se­nhas pa­ra o Ras­cu­nho, jor­nal li­te­rá­rio de Cu­ri­ti­ba. Ele leu Pa­ra­ba­la em sua vi­a­gem in­ter­na­ci­o­nal. “Quan­do es­ta­va so­bre­vo­an­do Por­to Ale­gre, já de vol­ta, li as úl­ti­mas li­nhas”, con­tou-me.

Pa­ra Fac­ci­o­li, “Pa­ra­ba­la é um ‘ro­man­ção’, no sen­ti­do da­que­les que exi­gem gran­de fô­le­go e vão se es­cas­se­an­do em nos­sa li­te­ra­tu­ra”. Diz ele tra­tar-se de uma tra­ma cen­tral bem ur­di­da que vai con­quis­tan­do aos pou­cos o in­te­res­se do lei­tor. “As his­tó­ri­as pa­ra­le­las – ‘cau­sos’ – ca­em co­mo lu­va na­que­le uni­ver­so de gen­te sim­ples, pou­co ins­truí­da, com va­lo­res e ver­da­des mui­tas ve­zes des­to­an­tes dos nos­sos”, opi­na o crí­ti­co e es­cri­tor. Em e-mail en­vi­a­do a mim, afir­ma ter li­do em Pa­ra­ba­la “inú­me­ras pas­sa­gens de ra­ra ins­pi­ra­ção”.

Fac­ci­o­li, con­tu­do, tam­bém faz crí­ti­cas ao li­vro. “Não gos­tei de ler ver­sos po­pu­la­res en­tre­me­a­dos à pro­sa”, avi­sa. Além dis­so, con­si­de­ra que há pas­sa­gens que so­am in­ve­ros­sí­meis e ina­de­qua­ções de lin­gua­gem em al­guns tre­chos. De qual­quer ma­nei­ra, pa­ra ele, meu pri­mei­ro ro­man­ce foi “bem-su­ce­di­do”.

Já Le­o­nar­do Bra­si­li­en­se, ven­de­dor do Ja­bu­ti com “Adeus con­tos de fa­das” e au­tor de “Três dú­vi­das”, “Meu so­nho aca­ba tar­de” e “Des(a)tino”, en­tre ou­tros li­vros de con­tos e mi­ni­con­tos, diz que Pa­ra­ba­la mos­tra uma his­tó­ria for­te e hu­ma­na. “For­te por­que pren­de o lei­tor sem tré­guas. Hu­ma­na por­que faz sur­gir, nu­ma es­tru­tu­ra cul­tu­ral rí­gi­da, um amor que, pa­ra vin­gar, pre­ci­sa su­plan­tá-la, e do amor as­sim qua­se im­pos­sí­vel faz sur­gir a fe­li­ci­da­de”, ex­pli­ca. Pa­ra Bra­si­li­en­se, a obra traz pá­gi­nas de “al­ta li­te­ra­tu­ra”.

O po­e­ta e es­cri­tor Vi­tor Bi­a­so­li, cu­jo pa­re­cer so­bre o li­vro me in­cen­ti­vou à pu­bli­ca­ção, tam­bém faz gran­des elo­gi­os à obra, es­pe­ci­al­men­te à lin­gua­gem uti­li­za­da: “É lin­gua­gem al­go bar­ro­ca, den­sa de po­e­sia, que au­xi­lia na con­fi­gu­ra­ção do uni­ver­so ru­ral das fa­zen­das de ca­fé, dos ho­mens sim­ples do cam­po, das pai­xões e vi­o­lên­ci­as pri­mi­ti­vas”.

Jor­na­lis­tas tam­bém gos­ta­ram de Pa­ra­ba­la, em­bo­ra o gê­ne­ro dis­tan­cie-se dos cha­ma­dos li­vros-re­por­ta­gem, mais co­mum ao meio. A jor­na­lis­ta e pro­fes­so­ra de jor­na­lis­mo Ro­se­a­ne An­dre­lo, por exem­plo, con­si­de­ra que eu dei­xei de la­do as ca­rac­te­rís­ti­cas mais rí­gi­das do tex­to jor­na­lís­ti­co e mer­gu­lhei no uni­ver­so li­te­rá­rio com um es­ti­lo sa­bo­ro­so. “O li­vro é bem tra­ba­lha­do, ca­ti­van­te, com ri­que­za de vo­ca­bu­lá­rio e com cri­a­ti­vi­da­de, ao aban­do­nar a li­ne­a­ri­da­de e op­tar pe­la nar­ra­ti­va em três tem­pos”, ava­lia.

“Sa­bo­ro­so” tam­bém foi o ter­mo uti­li­za­do pe­la jor­na­lis­ta Gi­se­le Pe­ral­ta pa­ra de­fi­nir meu li­vro. “Não de­mo­rei mui­to pa­ra che­gar à úl­ti­ma pá­gi­na, pois não con­se­guia pa­rar de ler: que­ria che­gar lo­go ao fi­nal e en­con­trar um fi­nal sur­pre­en­den­te. En­quan­to lia, sa­bia, o tem­po to­do, que o fi­nal se­ria sur­pre­en­den­te”, con­ta. A jor­na­lis­ta Cris­ti­na Ca­mar­go, por sua vez, diz que Pa­ra­ba­la é li­vro pa­ra de­gus­tar. “Tem sa­bor. Va­ri­a­do. Api­men­ta­do, às ve­zes. Em ou­tras, com aque­le gos­ti­nho de co­mi­da ca­sei­ra, re­con­for­tan­te. Ins­ti­ga o pa­la­dar li­te­rá­rio de quem en­tra em su­as pá­gi­nas”, es­cre­veu-me ela.

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